Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Sexta-feira - 14-03-2008
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
IV JOGOS PARAOLÍMPICOS
Competição agita ginásio da Unifor


Evento conta com a participação de 350 paraatletas representando 30 associações paradesportivas da Capital

 

Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Atletas do fultsal abriram a competição e
mostraram muita habilidade e categoria.

      “Público muito bom, competições ocorrendo com a maior tranqüilidade”. Assim o coordenador dos IV Jogos Paraolímpicos do Estado, Aldir Costa, resumiu a sua satisfação com essa competição.

      Aberta na manhã de ontem, a Paraolimpíada 2008, que acontece no Complexo Esportivo da Unifor, teve na programação da primeira rodada a disputa de oito jogos no futsal, várias provas da natação e basquete em cadeiras de roda. O evento, com apoio da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), será encerrado, amanhã, com definição dos campeões nas seis modalidades.

      Outros esportes

      Além da segunda rodada do futsal, das provas da natação e basquete em cadeiras de roda, teremos, hoje, o início da briga por medalhas no tênis de mesa, atletismo e xadrez. Segundo Aldir, “os Jogos têm como objetivo a integração e inclusão das pessoas com limitações físicas, mentais, visuais, auditivas, múltiplas, orgânica, síndromes e condutas típicas e também a busca por novos talentos no paradesporto”, afirmou o coordenador.

      Aldir foi enfático ao afirmar que “o sentimento de integração dos Jogos Paraolímpicos vai ajudar nossos paradesportistas a minimizar as dificuldades no dia-a-dia. Eles vão ter a responsabilidade de poder se preparar fisicamente, mentalmente, saírem da ociosidade. Agora vão exercer o papel de cidadania e o de atleta”.

      E completou Aldir: “Isso é o mais importante, é o nosso compromisso junto à Sesporte e Governo do Estado, alavancar o potencial dos paraatletas, principalmente com a inclusão social, e torná-los verdadeiros cidadãos. Inclusive, a secretaria criou a Bolsa Atleta de Alto Rendimento para aqueles paraatletas que se destacam dentro e fora do Ceará”.

      Dentre os resultados da primeira rodada do futsal dos IV Jogos Paraolímpicos tivemos, ontem, Instituto Moreira de Sousa 4x3 Funpem; Instituto Educacional de Surdos 3x1 Funpem; Sociedade de Assistência aos Cegos (I) 3x0 Sociedade de Assistência aos Cegos (II); ASM/Maracanaú 3x1 Instituto Educac. de Surdos; Instit. Educac. de Surdos (2) 7x5 Inst. Educacional de Surdos (I).


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie mensagem para sac@secrel.com.br