Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quinta-feira - 16-10-2008
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
INCLUSÃO
O cinema além da visão


      Audiodescrição é uma palavra que, para pessoas com deficiência visual, significa maior acesso à cultura. Trata-se de uma técnica de descrição de conteúdos audiovisuais, em que o narrador transforma em palavra o que não é acessível para quem tem dificuldade em ver.

Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Autodescrição: deficientes visuais participaram
da exibição do filme ´Os esquecidos´

      A experiência tomou corpo, em Fortaleza, na tarde de ontem. Um grupo de 50 alunos do Escola Instituto de Cegos Dr. Hélio Góes Ferreira participaram de uma exibição especial do filme “Os esquecidos”, uma das obras-primas do cineasta espanhol Luis Buñuel. Parte da programação da 3ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que acontece até domingo, a exibição aconteceu na Casa Amarela Eusélio de Oliveira (UFC).

      “Em casa, quando assisto a filmes preciso pedir aos outros para que me digam o que está acontecendo. No cinema, foi muito diferente. A gente consegue acompanhar bem melhor a história”, contou o estudante Lucas do Nascimento, que saiu da sessão elogiando a primeira experiência com a obra do diretor espanhol.

      Cristiane Carvalho, professora da Escola Dr. Hélio Góes Ferreira, conta que já há um movimento de crescimento do número de iniciativas do gênero. “Em setembro, o Centro Cultural Banco do Nordeste iniciou um projeto mensal de leitura de textos para deficientes visuais. Na Uece, há um projeto que trabalha com audiodescrição, e que já levou alguns filmes para os alunos”, enumera a professora.

      Segunda ela, a audiodescrição é uma importante ferramenta no sentido da inclusão de pessoas portadoras de deficiências visuais.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie mensagem para sac@secrel.com.br