Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Domingo - 18-10-2009
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS
Transplante de córneas será retomado em 2010


      Notícia foi dada pela presidente da entidade, Josélia de Almeida, durante encontro dos usuários do Dosvox

      Paralisadas desde a morte do oftalmologista e criador da Casa, médico Valdo Pessoa, em dezembro de 2006, as cirurgias de transplantes de córneas voltarão a ser realizadas pela Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC). A presidente da entidade, Maria Josélia de Almeida, adiantou que está conversando com especialistas da área e reorganizando o setor, com novos equipamentos, para retomar os procedimentos a partir do primeiro semestre de 2010. "É um desafio, pois ainda estamos sofrendo a perda de Valdo. No entanto, somos guerreiros e vamos conseguir", emociona-se.

       A SAC chegou a ser referência em transplante no Brasil. Lá, eram efetivadas em média, 40 cirurgias de córneas por mês. A campanha Doe de Coração, da Fundação Edson Queiroz, foi elogiada pela presidente da entidade. "A iniciativa incentiva a doação de órgãos e isso é fundamental e um alento para quem espera numa fila de transplante", salienta Josélia. A campanha Doe de Coração é realizada desde 2003.

      A informação sobre a retomada dos transplantes de córneas por parte da SAC foi dada pela presidente da Casa durante o XII Encontro Nacional dos Usuários do Dosvox. O evento acontece até hoje, no Hotel Brasil Tropical Residence.

Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Cegos on-line: programas de
computador abriram horizontes
para os portadores de deficiência

      O Dosvox é um sistema de computação destinado a atender aos deficientes visuais. O software sonoro permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo, assim, um nível alto de independência no estudo e no trabalho. O sistema foi criado, em 1993, pelo Núcleo de Computação Eletrônica, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

      A tecnologia abriu o horizonte para os cegos no Brasil, afirma o presidente do encontro, Paulo Roberto de Oliveira. Assim, o criador do sistema, professor José Antônio Borges, que proferiu palestra durante o encontro, disse: "Um cego agora pode escrever e ser lido e ler o que os outros escreveram".

      A leitura e escrita das pessoas cegas, tradicionalmente, se faz através do sistema Braille. Entretanto, explica o professor, raríssimas pessoas que enxergam conseguem ler ou escrever Braille (muito menos com fluência). Isso isolava as pessoas cegas num gueto cultural: um cego só escrevia para outro cego ler.

      A partir do Dosvox, atualmente utilizado em todas as universidades brasileiras e entidades de apoio aos cegos, foi possível interligar as pessoas com deficiência visual. "São inúmeras facilidades, como jogos educativos, acesso à internet ilimitado e tudo gratuito, o que democratiza seu uso", destaca Borges.

ENQUETE
Sistema transformou vida dos usuários

     Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE

Neyara Rebeca Barroso
20 ANOS
Usuária do Dosvox
"A partir do sistema, o mundo se abriu para mim. Posso ler, escrever qualquer texto, falar com amigos e pesquisar."

 
 
 
 

 Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE

Juliana Dônega Bernardes
30 ANOS
Usuária
"Nossa, nem posso dizer o quanto foi importante na minha vida. Utilizo o sistema há oito anos e tudo se transformou."


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie mensagem para sac@secrel.com.br