Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Segunda-feira - 07-04-2008
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Aumenta número de semáforos sonoros


    Nos últimos 25 anos, os deficientes visuais de Fortaleza tiveram apenas um único ponto de travessia com semáforo sonoro em Fortaleza. No cruzamento da Bezerra de Menezes com Padre Anchieta, no Monte Castelo, próximo à Sociedade de Assistência aos Cegos, gerações de deficientes visuais tiveram a acessibilidade facilitada, enquanto outros aguardaram até agora. Somente este ano, a Prefeitura de Fortaleza implantou outros semáforos sonoros na Capital.

    Na última semana, o equipamento sonoro foi instalado no cruzamento da Avenida Bezerra de Menezes com Rua Padre Ibiapina, no Farias Brito, próximo ao Mercado São Sebastião e próximo também à Associação de Cegos do Estado do Ceará (Acec). “Precisamos dos sinais sonoros, eles facilitam o nosso acesso nas avenidas”, observa a vice-presidente da Acec, Maria Jocelina Pereira.

    O equipamento tem um diferencial do semáforo sonoro do Instituto dos Cegos, é ativado através de um botão, que permite acionar o estágio de pedestres de duas formas: sem ou com sinal sonoro. No cruzamento da Bezerra de Menezes, foram instalados seis botões.

    O sistema evita a poluição sonora, pois o som só será emitido mediante a pressão do botão, mas não é o ideal para os deficientes. É o que observa Jocelina Pereira: “Nós andamos sempre com bengala, bolsas, portanto, estamos sempre com as mãos ocupadas”. Mas ela reconhece que o sistema é eficaz e proporciona a independência dos deficientes visuais.

    Até a primeira quinzena de abril, a expectativa da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) é de instalar mais equipamentos sonoros, no cruzamento das avenidas Presidente Castelo Branco com Dom Manuel, na Praia de Iracema.

    Existe também um projeto para instalar um semáforo para pedestres com sinal sonoro na avenida Mister Hull (BR-222), em frente à Igreja de Antônio Bezerra, nas imediações de uma escola estadual para deficientes visuais.


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior