Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Terça-feira - 14-12-2010
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
DEFICIENTES VISUAIS
Fortaleza ganha novo sistema de sinalização


Os deficientes visuais vão contar com moderno sistema de sinalização sonora, em quatro pontos da Capital

    Quatro pontos da cidade vão contar, a partir da próxima sexta-feira, dia 17, de um moderno sistema de sinalização sonora. O equipamento visa oferecer segurança para os deficientes visuais nas travessias com grande fluxo de veículos.
    A apresentação do equipamento aconteceu, ontem,na Sociedade de Assistência aos Cegos, pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC).Olocal foi escolhido por reunir quase mil pessoas com deficiência visual e também por estar instalado num corredor de trânsito intenso, como é a Avenida Bezerra de Menezes, onde circulam de 60 mil veículos por dia, em ambos os sentidos.
    A apresentação foi feita pelo gerente de manutenção da AMC, José Falcão Morais Neto. Ele explicou que, no primeiro momento, o objetivo será esclarecer para os usuários a diferença que entre o equipamento antigo, que se encontra obsoleto, e o moderno.

Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Um equipamento idêntico ao que estará nas ruas foi
 instalado no Instituto, com instruções em braile

    Além da Avenida Bezerra de Menezes, no cruzamento com a Rua Padre Ibiapina, o sinal sonoro também será instalado nas Avenidas Mister Hull, no Antônio Bezerra; na Avenida Frei Cirilo, em Messejana; e na Avenida Dom Manuel, no Centro.
    As vantagens do novo equipamento foram elogiadas pela estudante Vanderlânia Rodrigues, 15 anos. Ela disse que o antigo sistema estava quebrado há um mês e disparava a todo momento, inclusive durante a madrugada, sem que fosse sequer acionado.
    Os representantes da AMC fizeram, ainda, a apresentação da botoeira sonora, que irá substituir o equipamento que apresentou defeito.
    "Nosso objetivo é orientar os deficientes visuais sobre a maneira correta de acionar o sinal sonoro através do uso da botoeira padrão, já utilizado nos semáforos para pedestres", afirmou José Falcão.
    Para tanto, um equipamento idêntico ao que estará em funcionamento nas ruas foi instalado no Instituto, com instruções em braile e alertas sonoros.
    "A instalação da botoeira faz com que os deficientes passem por uma nova adaptação. Eles vão ter que reconhecer novamente esse cruzamento onde já faziam a travessia de forma autônoma.
    "A apresentação de um novo equipamento é fantástico, porque o antigo vinha apresentando defeitos", disse a presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos, Josélia Almeida.

Segurança
    O equipamento mostrado, antes da sua instalação nas ruas, para os técnicos da AMC, é relevante, pois dará um pouco mais de segurança aos deficientes quando eles tiverem que acionar o sinal sonoro no dia a dia.
    Segundo a AMC, a mudança de tecnologia se fez necessária, por não mais existir equipamento similar ao que estava sendo utilizado.
    A demonstração foi feita após a festa de formatura de 2010. Já na chegada os alunos foram recepcionados pela equipe da AMC e pelos professores capacitados, que fizeram a apresentação do equipamento, dando informações aos presentes sobre a forma correta de acionar o sinal sonoro.

Fique por dentro
Para o acionamento do alerta sonoro é necessário:
1. Pressionar o botão por 5 segundos (será emitido um sinal sonoro informando que o estágio foi acionado);
2. Aguardar que o semáforo para veículos feche;
3. Aguardar que o estágio seja acionado e que o sinal dispare


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior