Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Terça-feira - 10-07-2012
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Pedestres reclamam de obstáculos na ciclovia da Av. Bezerra de Menezes


Foto do Jornal Diário do Nordeste

    Apesar da conclusão da recente reforma na Av. Bezerra de Menezes, algumas irregularidades em pontos da calçada e ciclovia ainda são obstáculos para os pedestres e ciclistas que passam diariamente pela região.

    De acordo com o professor com doutorado em acessibilidade da Universidade de Fortaleza (Unifor), Vicente Cristino, com uma simples caminhada pela avenida, ainda é possível constatar diversas dificuldades para o trânsito de deficientes visuais, cadeirantes e idosos.

    "Existem muitos obstáculos e há uma série de rampas que desobedecem o padrão exigido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)", diz.

    O Diário do Nordeste foi ao local e constatou que muitos trechos das calçadas da Bezerra de Menezes foram construídas de forma íngreme para serem utilizadas como rampas de acesso a garagens de alguns estabelecimentos comerciais.

    A instalação de postes na área que é de uso dos pedestres é outro obstáculo para os deficientes visuais. A assistente social do Instituto dos Cegos, Cláudia Holanda, lembrou que essas questões já são bem antigas e ressaltou que um dos problemas de acessibilidade mais graves é a ausência de piso tátil.

    "Apesar da calçada ter uma textura diferente, ainda não foi inserido o piso tátil. A presença de orelhões, bancas de bombons e os postes também prejudicam a passagem dos deficientes visuais", acrescenta.

    Holanda reforça, porém, que a acessibilidade na avenida Bezerra de Menezes já melhorou bastante. "Antes era impraticável. Já melhorou bastante, mas alguns pontos ainda tem que ser corrigidos", completa.

    O Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) informou que todas as calçadas da via foram padronizadas, mas uma equipe de fiscalização vai ao local apurar as irregularidades apontadas.

Ciclistas minimizam falhas da ciclovia

    Uma imagem que circula na rede social Facebook tem gerado muitas reclamações entre os internautas acerca da ciclovia instalada na avenida Bezerra de Menezes.

    Eles alegam que houve erros no momento da projeção da ciclovia, pois a presença de árvores no local reduzem o espaço de passagem das bicicletas. Em alguns pontos, a calçada ocupa uma grande área que poderia ser destinada aos ciclistas.

    Os ciclistas que usam a ciclovia diariamente, porém, minimizam qualquer dificuldade causada pelas árvores. Para o entregador Valdir Souza, o pequeno espaço é suficiente para a trânsito de quem passa por ali. "Não vejo nenhum problema. Pelo contrário! Acho que a ciclovia na verdade só faz nos ajudar", acredita.

Sombra e paradas de ônibus

    O Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) explicou que as árvores são bem antigas e importantes para projetar sombra na via. Quanto ao maior espaço destinado à calçada, o Transfor esclarece que isso se deve à futura instalação de paradas de ônibus que atenderão aos tranportes que irão utilizar os corredores prioritários.

    As árvores, porém, parecem ter incomodado um ciclista que preferiu utilizar a calçada como ciclovia.


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior