Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quinta-feira - 22-09-2011
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Universitários debatem inserção no esporte


Ontem foi o Dia Mundial da Acessibilidade. Em Sobral, o professor Vicente Cristino, da Unifor, debateu o tema

Foto do Jornal Diário do Nordeste
O professor Vicente destacou que
 a atividade física para deficientes
deve ser aplicada normalmente

    Sobral. Os estudantes das Faculdades Inta e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) assistiram, ontem pela manhã, a uma aula do professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Vicente Cristino, sobre o tratamento do profissional da Educação Física para com as pessoas com deficiência. A palestra aconteceu nas Fcauldades Inta, com a presença de cerca de 60 alunos. Eles aprenderam, por exemplo, como lidar com para-atletas.

    A aula do professor Vicente integrou a IV Semana Acadêmica das Faculdades Inta, que tem como tema central "O Homem e o Meio Ambiente". A Semana Acadêmica envolve atividades dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fitoterapia, Nutrição, História, Pedagogia, Medicina Veterinária, Teologia e Serviço Social.

    Na setor de Educação Física, a Semana do Inta aborda até amanhã os subtemas "Educação Física, por que a Educação vem em primeiro?", "Recreação e Lazer na Escola", "Psicomotricidade", "Educação Física Inclusiva para Todos", "Atividade Física para Gestantes e Idosos", "Necessidade Educativas Especiais", "Ginástica Laboral", "Esporte na Escola", "Corrida da Acessibilidade" e "Atividade Física na Prevenção e Tratamento de Doenças Cardiovasculares".

    O professor destacou que a atividade física para pessoas com algum tipo de deficiência deve ser aplicada normalmente, apenas com alguns cuidados. Segundo ele, a prática da Educação Física é obrigatória em todas as escolas e as pessoas com deficiência não podem ficar de fora.

    "Aplicamos a atividade física adaptada para o deficiente visual, auditivo, físico e mental". Doutor em acessibilidade, Vicente Cristino citou a prática do futebol de cinco, gollbol, basquete, judô, atletismo e natação para deficientes. "O Gollbol é um esporte criado especialmente para deficientes visuais. Ele tem uma bola adaptada de fabricação alemã", revela.

Destaque

    Professor Vicente destacou que o Diário do Nordeste é o único jornal que está braile para leitura dos deficientes visuais na Biblioteca Josélia Almeida, da Sociedade de Assistência aos Cegos, em Fortaleza. "Isso mostra que o cego pode ler e ter acesso ao mundo da informação".

Lauriberto Braga
Repórter


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior