Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quarta-feira - 16-05-2012
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Audiovisual
Fortalezas em exibição nos cantos da cidade


    Após o lançamento na sede da Vila das Artes, a série de vídeos do projeto Fortaleza em Sol Maior começa hoje a ser exibida em diferentes pontos da cidade, em uma mostra itinerante, com o objetivo de ampliar os lugares de exibição e democratizar o acesso à obra.

    As sessões acontecem em diferentes praças da cidade, sempre entre 18 e 19 horas - com exceção da marcada no Instituto Hélio Goés, às 13 horas. Nas ocasiões ao ar livre, uma estrutura com telão e cadeiras é montada. A primeira parada é a Pracinha dos Navegantes, no Bairro Moura Brasil (próximo a Marinha), onde a projeção acontece às 19 horas.

    Lago Jacarey, Praça da Cidade 2000, Praça da Juventude da Cruz Grande (Serrinha), Instituto Montese, Instituto Hélio Góes e Praça da Juventude do Dendê (bairro Edson Queiroz) são os próximos locais, nessa ordem, até o dia 26 de maio.

    Vale ressaltar que essa série é a segundo a contar com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e para surdos. Como no vídeo "Fortaleza em Todos os Sentidos" (2011), a audiodescrição e a legendagem para surdos foram realizadas por profissionais da Associação dos Tradutores Audiovisuais do Brasil, a ATAV Brasil, com sede em Fortaleza.

    Neste ano, "Fortaleza em Sol Maior" traz sete histórias inspiradas em canções de compositores cearenses. "Chega, Chega, Chegadinho", por exemplo, da professora e pesquisadora Célia Chaves Gurgel do Amaral, foi inspirado em composição de Lauro Maia, enquanto "Samples de Odiamor", de Leonardo Mouramateus, foi baseado na canção de Uirá dos Reis. Já "Menino de Rua", da estudante Marina Marques Morais, tomou como base a música de Luiz Sérgio; "Curta-metragem", do realizador Ítalo Nóbrega, a de Rodger Rogério. "Samba do Lago", vídeo de Francisco Ribeiro, foi inspirado na música da banda Breculê, e "Bicicleta", de Antônio Tavares de Sousa Neto, na música de Wagner de Castro. Há ainda "Aqui Jazz Você", de Gustavo de Paula Mineiro, com a composição de Leonardo Adriano Freire Júnior, o Léo Breedlove, da banda Verônica Decide Morrer.

    Lançado anualmente desde 2008, através edital público, o projeto já apresentou histórias sobre Fortaleza através das horas, das ruas, das pessoas e das sensações.

    Mais informações: Mostra itinerante "Fortaleza em Sol Maior". Até 26/05. Programação: viladasartesfortaleza.blogspot.com.br

REPÓRTER
ADRIANA MARTINS

Nota de esclarecimento:
O Instituto Hélio Góes é mantido pela Sociedade de Assistência aos Cegos.


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior