Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quinta-feira - 17-10-2013
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Solidariedade
Instituto dos Cegos abre vagas para voluntários


Participantes de projeto leem livros - romances e até didáticos - para portadores de deficiência visual

      Um mundo de possibilidades. É assim que os deficientes visuais que fazem parte da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) se sentem ao ter acesso a uma infinidade de livros, desde os romances até os didáticos e destinados a concursos. Mas, para que os horizontes desses portadores de necessidades especiais continuem se expandindo, é necessário que haja voluntários dispostos a abraçar essa causa.

Foto do Jornal Diário do Nordeste
Ivanise Sampaio, 48, possui deficiência visual desde que
nasceu, e conta com o Projeto Livro Falado para estudar as
matérias da  faculdade de Pedagogia. "Trago as minhas
apostilas, eles gravam, e eu estudo em casa", conta.

      Na biblioteca da Associação, existe um espaço destinado a todos que querem ter acesso ao audiolivro, chamado "CDteca". Foi lá que Ivanise Sampaio, 48, teve a oportunidade de ouvir, pela primeira vez, as histórias faladas. "Eu queria muito ouvir as liturgias da Igreja e não tinha quem lesse para mim. Em 2004, pude ter essa alegria", contou a funcionária da SAC, que também já foi aluna do instituto. "Me sinto muito feliz em saber que existem pessoas dispostas a nos ajudar. Gosto quando temos vários voluntários", afirma.

      Ivanise, hoje, cursa o terceiro semestre de Pedagogia, e utiliza o serviço do projeto Livro Falado para estudar. "Trago as minhas apostilas, eles gravam e eu ouço em casa", conta. A funcionária, que possui deficiência visual desde que nasceu, faz uma comparação da leitura em braile e a falada. "O audiolivro me trouxe uma sensação ótima. Eu amo o braile e acho importante, mas ele se torna lento por conta do tempo".

Livro Falado

      O Instituto Hélio Góes, setor da SAC que cuida da educação e integração social, recruta voluntários que se interessarem a fazer parte do time de solidariedade. São 11 vagas destinadas ao setor Livro Falado. Para isso, basta dedicar uma hora do dia, uma vez por semana, e transformar os livros comuns, que não podem ser lidos pelos cegos, em histórias contadas.

      Os interessados devem dirigir-se ao serviço social do Instituto com o RG e CPF em mãos, e estarem dispostos a assinar um termo de compromisso que certifique o seu comprometimento, tendo que cumprir a Lei do Voluntariado. Os horários dependem da disponibilidade de cada voluntário, podendo ser de 8h às 12h e de 13h às 17h.

      A casa conta, hoje, com 18 voluntários que emprestam sua voz, das segundas às quintas-feira. "Os voluntários são das mais diferentes classes e faixas etárias. Desde as crianças aos aposentados, jovens, professores, todos querem ser úteis", afirmou o coordenador do Laboratório de Informática Inclusiva da SAC, Paulo Roberto.

Mais informações

Sociedade de Assistência aos Cegos
Av. Bezerra de Menezes, 892, bairro São Gerardo
Telefone: (85) 3206.6800
Site: www.sac.org.br


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior