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Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Domingo - 22-11-2015
Fortaleza - Ceará - Brasil
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'Papai Noel dos Correios' já recebeu cerca de 6.500 cartas


Nos últimos três anos, em todo o País, foram computadas 2,9 milhões de cartas destinadas à campanha    

      A meta é chegar a 8.000, mas já existem 6.500 cartas de crianças que esperam realizar um sonho no Natal, por meio da campanha Papai Noel dos Correios. A despeito da crise e do apego às relações mediadas pela tecnologia, o projeto não perde o fôlego e, a cada ano, fortalece a parceria com instituições públicas e filantrópicas. A iniciativa surgiu há 26 anos, nos Centros de Triagem dos Correios, onde, nessa época do ano, chegavam diversas cartas destinadas ao Papai Noel e endereçadas à Lapônia, no Polo Norte. À época, os funcionários se cotizavam, compravam os presentes e os entregavam às crianças por iniciativa própria.

Foto do Jornal Diário do Nordeste
Na sede dos Correios no Centro, é grande a movimentação
em torno da iniciativa que visa confortar as crianças carentes
no período natalino com a doação de presentes

      Com o volume cada vez maior de correspondências e a efetivação das ações em campanha institucionais, as cartas passaram a ser entregues nas agências da estatal. Contudo, algumas dificuldades motivaram a mudança na forma de receber os pedidos. "Havia entregas em zonas de alto risco e insegurança no momento da entrega, algumas pessoas vendiam os presentes de maior valor, como computadores, e havia situações em que, de uma residência com duas crianças, partiam cinco, seis cartas", explica o diretor regional dos Correios no Ceará, Haroldo Aragão.

      Para continuar contemplando os casos sem qualquer incoerência e manter a iniciativa de quem desejava doar, a campanha modificou-se. Agora as cartas são elaboradas em escolas públicas e em instituições que atendem a crianças em situação de vulnerabilidade social. Neste ano, as correspondências foram feitas por crianças com até dez anos de idade, de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Maranguape, além de atendidos pelo Lar Amigos de Jesus, Instituto Vidança e Sociedade de Assistência aos Cegos, dentre outras instituições.

      Na opinião de Haroldo Aragão, essa parceria enriqueceu e potencializou a campanha. Isso porque a escrita das cartas é inserida no processo pedagógico das escolas e mantém vivo o imaginário infantil de existência do Papai Noel. "A escola surge, nesse contexto, como local de referência, apoio e realização de sonhos", justifica.

      A comprovação está nas palavras meticulosamente trabalhadas nas cartas e nos pedidos. "Papai Noel, eu sei que você existe e eu preciso que você me ajude" é apenas um exemplo de início de correspondência, sendo que, em várias, os sonhos se restringem a um emprego para o pai, um estojo para lápis ou uma cama para não precisar mais dividir a dormida com os irmãos. Nos últimos três anos, em todo o País, foram recebidos 2,9 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios. Desse total, 1,9 milhão atendia aos critérios da campanha e quase 80% delas foram adotadas, o que equivale a 1,5 milhão de cartas. Em 2014, no Ceará, foram cadastradas 8.403 cartas e entregues 7.133 presentes, o que corresponde a 84,8%.

      Para a psicóloga Luanna Rodrigues Cavalcante, a iniciativa é uma forma de transmitir valores, facilitar o desenvolvimento da criança e motivar a satisfação de quem doa por meio da realização do sonho de outra pessoa. "Para a criança, é um momento em que tudo é possível. Esse sonhar desenvolve a imaginação e a capacidade para enfrentar dificuldades".

Satisfação

      Outro aspecto, segundo Luanna Rodrigues, é a transmissão de qualidades como a boa ação, a partilha, o reconhecimento e a solidariedade, de acordo com a faixa etária da criança. "Não se deve passar a ideia da mentira, mas reforçar valores", diferencia, acrescentando que, para quem doa, a satisfação pessoal também é uma forma de repassar um modelo positivo.

      A professora Williany Nunes Ferreira, 28, participa pela segunda vez da campanha dos Correios. No primeiro momento, há três anos, ficou sensibilizada com uma criança que pediu um caderno para estudar. Já neste ano, a escolha foi por uma menina que se diz "abandonada pelo pai" e órfã de mãe. "Ela pediu um brilho, mas vou dar um estojo de maquiagem".

      O projeto Árvore do Bem do Shopping Benfica está em sua 13ª edição e deve beneficiar, neste ano, cerca de 2 mil crianças de zero a dez anos de idade, assistidas por instituições que acolhem meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social. Em cada árvore, os pedidos são colocados em cartõezinhos.

      Nos cartões, os pedidos são os mais diversos. Mais do que brinquedos, as crianças também pedem roupas e kits escolares para estudar. Entre as instituições participantes estão o Lar Amigos de Jesus, que trabalha com crianças em tratamento contra o câncer; Casa Santa Gianna e Unidade Acolhimento, que abrigam crianças vítimas de maus tratos e estão sob guarda da justiça.

Fique por dentro

Apadrinhamento e entrega dos presentes

      Em relação à Árvore do Bem do Shopping Benfica, o apadrinhamento e a entrega de presentes segue até o dia 11 de dezembro, no piso térreo. Em Fortaleza, as cartas do Correios estão disponíveis nas agências Central, do Iguatemi, Aldeota, Alencarina, Barão de Studart e Parangaba. Fora da Capital, há nas agências de Juazeiro do Norte e Maranguape. O período de apadrinhamento e a entrega dos presentes termina no dia 19 de dezembro. Os presentes devem ser entregues pelos padrinhos nos mesmos locais onde as cartas foram adotadas


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