Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Segunda-feira - 30-11-2015
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Projeto estimula jovens cegos em aula de voo


O grupo, formado por 25 crianças e adolescentes, teve o apoio do Clube de Aviação Desportiva (Catuleve)     

      A cegueira não foi impedimento para que 25 jovens tivessem aula de aviação e experimentassem pela primeira vez o prazer de voar, na manhã do último sábado (28). O grupo, formado por crianças e adolescentes que estudam na Sociedade de Assistência aos Cegos, teve o apoio do Clube de Aviação Desportiva (Catuleve), que funciona na praia do Iguape.

Foto do Jornal Diário do Nordeste
Antes do sobrevoo por um trecho do Litoral Leste, entre
as praias de Cascavel e Beach Park, eles receberam
informações sobre a gravidade

      Ao todo, foram disponibilizados para os deficientes visuais oito aviões pertencentes aos sócios do Catuleve. Antes do sobrevoo por um trecho do Litoral Leste, compreendido entre as praias de Cascavel e Beach Park, houve uma preleção do professor de Matemática Cleyton Albuquerque, que explicou aos alunos, acompanhados de seus pais, como o homem foi capaz de vencer a gravidade e traçar seu destino no espaço na luta contra o vento. Com os sentidos mais aguçados, o grupo fez o contato com as aeronaves, sentiu o cheiro do combustível, ouviu o barulho dos motores e vivenciaram algo difícil para expressar, que provinha da imensa satisfação. Pelo menos foi assim que se manifestou o estudante Otávio Barbosa. "Realizei um sonho", afirmou.

Iniciativa

      A ideia de fazer com que os deficientes visuais aprendessem sobre a atividade partiu do médico cardiologista Sérgio Macedo. Ele tem uma paciente que ficou cega e lhe manifestou o desejo de saber mais sobre aviação.

      O próprio presidente do Clube, o empresário André Nunes, fez o sobrevoo com alunos e também repassou conhecimentos sobre o avião e os procedimentos para decolar, planar e aterrissar.

      Para o professor da Sociedade, Vicente Cristino, os estudantes possuem duas deficiências que buscaram ser superadas com os aviões. A primeira é a cognitiva. Ou seja, relacionar a palavra aviação ao objeto. A segunda é de ordem sócio-afetiva, que lidam vencer o medo e o desconhecimento.


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior