Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Segunda-feira - 20-02-2017
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
JOGADA
Paixão sensorial
Quatro crianças com deficiência visual tiveram um domingo inesquecível em jogo do Fortaleza no Castelão


Para o torcedor comum, assistir a uma partida de futebol é um lazer cotidiano, com uma frequência praticamente semanal. Mas para crianças especiais, acompanhar uma partida de seu time do coração, comparecendo ao estádio pela primeira vez é uma experiência inesquecível. E quatro torcedores mirins do Fortaleza com deficiência visual, tiveram a oportunidade de acompanhar a partida de ontem do clube no Castelão, vencida pelo Leão por 3 a 0 contra o Uniclinic.

A ação foi em parceria do clube com o Instituto dos Cegos do Ceará, e alunos do MBA em Gestão Empresarial da Pós-Unifor que desenvolveram o projeto de acessibilidade "Olhos que enxergam com o coração".

Eles tiveram a oportunidade de sentir a magia de um estádio como o Castelão, conhecendo o gramado, vestiário e entrar em campo com time, tudo isso vestidos com camisas personalizadas do Leão, com o nome deles escrito em braile.

"Existe um grande número de pessoas que tem todo tipo de deficiência e não tem acesso a uma experiência dessa. É um obrigação nossa, dentro de um projeto social de trazer as pessoas para a sociedade e para o futebol. E o Fortaleza, como clube da garotada, sente muito orgulho em receber estes torcedores tão especiais", declarou o presidente do Leão, Jorge Mota.

Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Os garotos tiveram a oportunidade de, antes de
assistirem ao jogo do Leão, de tocar o gramado,
as redes das traves e até marcar gols

E a cada passo dos garotos - acompanhados por pais e responsáveis - cada toque, sons, eles conheciam um mundo diferente: tocando o gramado, o banco de reservas, a linha divisória do campo, as redes das traves e claro, chutando a bola para marcar seus gols, em expressões emocionantes a cada descoberta. Em uma das cenas mais emocionantes, foi quando um dos garotos, acompanhado e orientado pela mãe, fez questão se subir os degraus da arquibancada, se apoiando nos corrimões com sua bengalinha.

Mas o segundo momento da experiência reservava uma emoção ímpar: os garotos puderam acompanhar a partida na arquibancada e ouvindo uma narração audiodescritiva, com aparelhos especiais de radio frequência, semelhantes aos usados para tradução simultânea.

Exemplo

Para o professor de educação física da Unifor, Vicente Cristino, que acompanhou de perto um dos garotos na caminhada pelo gramado, a experiência vivida por eles é inesquecível.

"A única deficiência que estes garotos têm é a cegueira. Mas eles pode torcer e vibrar com seu clube de coração como qualquer outra pessoa. É só você fechar os seus olhos e sentir. Eles estão entrando pela primeira vez no estádio e jamais eles esquecerão este momento. E podemos abrir para todas as pessoas com deficiência esta inclusão. A experiência delas em um dia como este é para o resto da vida".


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior