Imagem do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Sábado - 21-04-2018
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Projeto inovador: crianças com deficiência visual acompanham Ceará x São Paulo


Audiodescrição em tempo real causa impacto de inclusão social em Fortaleza e inspira entidades a ampliar acesso ao esporte

O projeto “Olhos que Enxergam com o Coração”, desenvolvido por alunos do MBA em Gestão Empresarial, da Universidade de Fortaleza (Unifor), entrará em campo no jogo Ceará e São Paulo, neste domingo (22), pelo Brasileirão Série A. Por ele, crianças com deficiência visual acompanharão uma partida de futebol através da audiodescrição em tempo real. É a segunda iniciativa do projeto, que ocorreu em fevereiro do ano passado.

TAC do MPF: 11 crianças beneficiadas

A partir do projeto piloto idealizado pelos alunos da Unifor, o Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) em parceria com 11 instituições idealizou o projeto “Esporte Acessível”, por meio da assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). No TAC, ficou definido que o projeto se destina a propiciar o acesso à Arena Castelão de deficientes visuais vinculados à Sociedade de Assistência aos Cegos (Instituto dos Cegos).

Ao todo, 11 crianças, cada uma acompanhada de um familiar, serão contempladas com a ação do domingo. Eles terão garantia de transporte, camisas oficiais de clubes com inscrições em braile, alimentação, cuidados assistenciais de saúde e formas específicas de acolhimento e comunicação.

Foto do Jornal Diário do Nordeste
Em fevereiro de 2017, crianças tiveram a
oportunidade de, antes de assistirem ao jogo do
Fortaleza pelo projeto de acessibilidade
"Olhos que enxergam com o coração",
de entrar no campo ( Foto: Kid Júnior )

"Momento de aprendizado"

Todo o grupo sairá em conjunto do Instituto dos Cegos, na Av. Bezerra de Menezes, às 13h, com previsão de chegada à Arena Castelão às 15h. Os pequenos vão poder entrar em campo e acompanhar toda partida de futebol por meio de uma narração com equipamentos especiais, semelhantes aos usados para tradução simultânea.

Para o aluno Bruno Santos, o projeto possibilita por meio de momentos de lazer, um resgate de vivências e contato com novas experiências, questões fundamentais para reabilitação e desenvolvimento. "É um trabalho de inclusão social trazer estas crianças em um ambiente natural da sociedade. Não é só passeio, mas também é um momento de aprendizado. É fundamental que a Pós-Unifor instigue cada vez mais alunos a realizarem ações como esta, pois assim estaremos impactando positivamente na sociedade e exercendo nossa liderança que transforma”, explicou Bruno Santos.

Fazem parte do projeto, com outros compromissos, a Secretaria Estadual de Esporte, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, a Unimed Fortaleza Sociedade Cooperativa Médica, o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Idosos e Pessoas com Deficiência, a Federação Cearense de Futebol, a Sociedade de Assistência aos Cegos (Instituto dos Cegos), além de MPF e MP-CE.


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior