Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quinta-feira - 30-08-1984
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Instituto dos Cegos inaugura o Hospital Alberto Baquit Júnior


Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
A inauguração foi ontem à noite na sede do instituto dos cegos

    O Instituto dos Cegos do Ceará realizou ontem, à noite, extensa programação para inaugurar o Hospital Alberto Baquit Júnior e agradecer a doação de Alberto Baquit que tornou possível a restauração da sala cirúrgica Casa da Amizade, que funcionava há 15 anos no Instituto, e ampliação das instalações que se transformaram num hospital com duas salas cirúrgicas, uma sala de recuperação, três enfermarias e dois apartamentos, com um total de 25 leitos.
    Valdo Pessoa, diretor do Instituto, o primeiro a falar, agradeceu a Alberto Baquit a ajuda recebida para a construção do hospital. Disse Waldo Pessoa que "a ajuda de Alberto Baquit veio preencher a lacuna deixada pelo governo".
    Também falaram agradecendo a ajuda financeira de Alberto Baquit para a construção do hospital, a ex-aluna Ivanize Ferreira, que recitou uma poesia, o ex-aluno e atual professor do Instituto Pedro Irismar de Alencar, o médico Paulo Machado, em nome da equipe médica do hospital, e Dirce Borges, da Casa da Amizade.
    Em nome da família Baquit, falou Jorge Otoch, reafirmando o propósito de Alberto Baquit em destinar aos cegos a herança que seria de seu filho Alberto Baquit Júnior, morto precocemente. Waldo Pessoa fez a entrega de uma placa de agradecimento a Alberto Baquit e dele recebeu também uma placa de agradecimento pelo apoio recebido para tornar real o sonho de financiar o hospital.
    O coronel José Bezerra de Arruda fez a entrega do título de sócio benemérito do Instituto dos Cegos do Ceará a Alberto Baquit e uma das alunas pequenas do Instituto entregou um ramalhete de flores e Yeda Baquit, esposa de Alberto Baquit. Em seguida houve o descerramento da placa e o corte da fita simbólica e mãe de Alberto Baquit, respectivamente.
    Monsenhor André Camurça, representando o cardeal arcebispo de Fortaleza, Aloísio Lorscheider, fez a benção das instalações. Entre as autoridades presentes, fizeram parte da mesa, além dos familiares de Alberto Baquit, o comandante da 10ª Região Militar, general Torres de Melo; secretário de Saúde do Estado, Elias Boutala Salomão; a colaboradora mais antiga do Instituto, Maria Prata; o diretor da Televisão e Rádio Barbosa, e Maria José Gomes, esposa de Hélio Góes, fundador do Instituto.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC