Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Sexta-feira - 28-09-1990
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Quatro personalidades recebem a Sereia de Ouro


    Aluysio Soriano.
    Eduardo Campos.
    Walder Ary.
    Fco. Waldo Pessoa.

    O oftalmologista Francisco Waldo Pessoa de Almeida está à frente do Instituto dos Cegos há 20 anos, uma entidade que integra o deficiente visual à sociedade. Nascido em Quixadá, em 1937, Francisco Waldo Pessoa de Almeida se transferiu com a família para Fortaleza ainda no fim da guerra em l944. O Pai, na época, montou uma oficina de niquelagem na Rua Guilherme Rocha e logo cedo, ele e o irmão mais velho começaram a ajudar o pai, aprendendo a fazer niquelagem, cromagem e oxidação em objetos. A família residia na Av. do Imperador, mas logo mudou para a Rua Tristão Gonçalves, em sua lembrança, o inicia de sua ligação com a problemática da cegueira.

Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE

    No mesmo quarteirão residia o Dr. Hélio Góes Ferreira, que foi o fundador do Instituto dos cegos. Ele, ainda menino, freqüentava muito a casa do médico. Mais tarde, quando entrou para a faculdade de Medicina, Waldo Pessoa continuou em contato com o oftalmologista. Quando formou-se em 64, já estagiava na Santa Casa, levado pelo médico Hélio Góes e em l967 passou a ajudar o médico no Instituto dos Cegos. Lá ajudou a fundar o Hospital Alberto Baquit Júnior. Hoje o Instituto dos Cegos possui uma escola de primeiro grau e nos últimos anos tem se envolvido com a formação de grupos de atividades produtivas e o Dr. Waldo Pessoa entregou à visão a mais de mil pacientes. Experiente no campo cirúrgico, sua especialidade é o transplante de córnea.
    Casado desde l960 com dona Josélia, que também trabalha no instituto e com quatro filhos, Waldo Pessoa diz que de todas as suas experiências com os cegos sempre foi tirando suas lições para a vida e a profissão. Waldo também é industrial, dirige a Empresa Beneficiadora de Estopa Ltda, mas sua presença mais significativa está registrada no Instituto dos Cegos do Ceará, onde atende os deficientes visuais e exerce sua prática médica no Hospital Alberto Baquit Júnior e Clínica Otoch Baquit. Além disso é membro é membro da Association Pan Americana de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais, Colégio Brasileiro de Medicina de Trânsito, Sociedade Brasileira de Oftalmologia e diretor do Banco de Olhos do Ceará.
    Seu campo de especialização na área cirurgia-oftalmologica é vasto; chegou a realizar cursos em hepatopatisa, glaucoma, prótese, biomicroscopia, catarata, traumatologia ocular etc. Chegou também a ministrar diversos cursos na faculdade de Medicina. Prestou serviços médicos no setor de pediatria do Sesi, Detran, Assistência Municipal e Escola de Aprendizes Marinheiros. Foi presidente da Sociedade de Oftalmologia do Ceará.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC