Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Terça-feira - 09-04-1991
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Começa uma campanha de doação de córneas pelo Banco de Olhos


    O Banco de Olhos do Ceará iniciou ontem a campanha de divulgação de doação da córnea de olhos, com um posto de atendimento na agência do Banco do Brasil, na Avenida Bezerra de Menezes, trabalhando durante o horário bancário. A campanha, que se estenderá até a próxima Sexta-feira, é constituída de distribuição de "folders", selos, adesivos plásticos e cartões de inscrição para doações.
    O oficial da reserva da aeronáutica, Haroldo Monteiro, um dos voluntários que vem se dedicando ao serviço, disse que muito mais do que criar um plantão para que novos doadores sejam inscritos, o objetivo é divulgar o trabalho, tendo em vista que existe ainda muito tabu e medo com relação à questão por parte da sociedade.

Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Haroldo: "É preciso a
divulgação"

    O Banco de Olhos, entidade fundada em 1976, é dirigido no Ceará por Valdo Pessoa, é de caráter filantrópico e tem atenção voltada exclusivamente para a recuperação da vista dos deficientes visuais, nada pagando ou cobrando pelos serviços.
    A campanha é desenvolvida anualmente. No ano passado, o mesmo trabalho foi desenvolvido no Shopping Iguatemi, na água Fria. Na manhã de ontem, quatro pessoas se inscreveram para doação de suas córneas após a morte: José Ferreira da Silva, residente na Rua Álvaro Oliveira, 191, no Centro; Zulene Mota Carneiro, residente na Rua Paulo Firmeza, 714, São João do Tauape; Vauney Lustosa Ramos, Rua Antonia do Norte, 194/438, Monte Castelo; e Edson Garcia Araújo, Rua Desembargador Otácilio Peixoto, 764.

    CUIDADO COM OS OLHOS
    A campanha visa ainda esclarecer sobre cuidados com a visão, tais como a utilização dos cintos de segurança nas estradas e na cidade; precauções quanto a brinquedos perigosos e objetos pontiagudos ao alcance das crianças; cuidados com garrafas de refrigerantes (que podem explodir), ensinamentos par evitar a automedicação com colírios e pomadas de corticóides, dentre outros.
    Também através dos "folders" há explicações para as indagações entre prováveis doadores. Os folhetos afirmam que qualquer pessoa pode ser um doador, mesmo que use óculos, tenha miopia, astigmatismo, cataratas ou outros problemas. Também revelam que nenhuma religião é contra a doação, por entenderem ser um ato caridade e amor fraterno e que se uma pessoa morre sem se inscrever como doadora, a família pode autorizar, bastando que o Banco de Olhos seja avisado a tempo.

Esclarecimento: O Banco de Olhos do Ceará faz parte da Sociedade de Assistência aos Cegos.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC