Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Segunda-feira - 25-07-1994
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Deficientes visuais ministrarão aulas no Instituto dos Cegos


    As duas professoras com deficiência visual e os demais candidatos aprovados no concurso para o magistério realizado pela Prefeitura de Fortaleza serão convocados através de edital que será publicado em agosto. A informação é do secretário de Educação Asthon Guilherme, que anunciou o início do semestre letivo para 1o. de agosto. Informa que os Centros Integrados de Educação e Saúde (CIES) recém construídos receberão matrículas de novas crianças em agosto.

    Conforme o secretário, as deficientes visuais, que obtiveram o perfil nas notas do concurso, conseguindo assim o direito de lecionar, prestarão serviço na escola do Instituto dos Cegos Doutor Hélio Góes Ferreira, mantido pela Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), que tem convênio com a Prefeitura. “A prática do Ensino de Educação Especial em nível de Rede Municipal de Ensino está sendo consolidada”, afirma Asthon Guilherme.

    Os Cies com inauguração prevista para este semestre localizam-se no Pirambu, Praia do Futuro e Vila Pery, beneficiando cerca de três mil crianças. Avalia que a partir de setembro deste ano esses novos alunos já poderão freqüentar as escolas. “ Haverá um período de adaptação até o final do ano, e no início de fevereiro do próximo ano iniciarão o período regular de ensino”, diz.

    Além dos Cies, serão construídas nas escolas municipais mais 154 salas de aula, o equivalente a 15 escolas contendo em média 10 classes para alunos em nível de 1o. Grau. Até o final deste ano atendendo determinação do prefeito Antônio Cambraia, a Secretaria de Educação e Cultura (Seduc) pretende entregar nove quadras cobertas em nove regiões escolares. É o projeto “A Longa Distância”, que tem como objetivo construir quadras cobertas em todas as escolas patrimoniais mantidas pela Prefeitura.

    A construção é realizada com recursos próprios da Prefeitura enquanto as 154 salas de aula terão verbas do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), em gestão compartilhada com a Prefeitura de Fortaleza. O projeto já foi iniciado para atender aos alunos da Rede Pública de Ensino.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC