Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Domingo - 06-10-1996
Fortaleza - Ceará - Brasil
23 cirurgias de catarata beneficiam pessoas carentes


Operações marcam a Campanha Nacional de Prevenção à Cegueira, promovida pela Sociedade de Assistência aos Cegos

    Vinte e três cirurgias de catarata já foram realizadas gratuitamente pela Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) em pessoas de baixa ou nenhuma renda acima de 55 anos. A iniciativa foi decidida pelo conselho deliberativo da instituição, como forma de continuar os benefícios da Campanha Nacional de Prevenção à Cegueira. O cadastramento começou em julho e 90 pessoas já estão na lista (incluindo as cirurgias já feitas). A SAC investe cerca de R$ 120 mil na filantropia. Conta com apoio do laboratórios Clementino Fraga e São Paulo, que realizam os exames pré-operatórios, e o Lions Fátima, responsável pelo transporte dos pacientes.
    De acordo com dados do Ministério da Saúde, 60% da população brasileira acima de 55 anos sofrem com catarata. A doença é responsável por 350 mil casos de cegueira no País. Ocorre em função do envelhecimento humano. Oftalmologistas acreditam que todas as pessoas apresentarão a doença algum dia após os 55 anos. A cirurgia de catarata, no entanto, pode reverter a doença em 95% dos casos.

Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Cadastramento começou em julho
e 90 pessoas já estão na lista,
incluindo é claro, os atos cirúrgicos
que foram realizados

    O diretor de saúde da SAC, Valdo Pessoa, diz que o público preferencial para o benefício é a pessoa idosa que não tem mais ninguém a recorrer. A assistente social da entidade, Cláudia Holanda, diz que nos meses de julho a agosto, foi expressiva a procura de pessoas idosas. A maioria dos cadastros reside em Fortaleza, em bairros como Antônio Bezerra, Conjunto Ceará, Quintino Cunha e Barroso, tem entre 60 e 80 anos e recebe aposentadoria no valor de um salário mínimo. Mas há também idosos provenientes de outros municípios como Caucaia e Itaitinga. Na opinião da assistente social, o trabalho da SAC transcende o caráter assistencialista, porque atende, realmente, a uma necessidade evidente na sociedade.
    O aumento da incidência da catarata é proporcional ao crescimento da população idosa e à ampliação no sistema de atendimento e diagnóstico. A doença do tipo senil é inevitável com o envelhecimento do organismo. Isto porque os tecidos do olho perdem a capacidade de ficar pouco hidratados. O nome da doença não é em vão. Refere-se às quedas d´água das cachoeiras, porque o olho com catarata passa a ficar com os tecidos do cristalino mais hidratados, o que compromete a transparência e a capacidade da visão. O cristalino e a córnea possuem um dos tecidos menos hidratados do organismo. É isto que garante a transparência da visão.
    No dia 19 de setembro, a Sociedade de Assistência aos Cegos completou 54 anos de atuação. Cerca de 2.500 pessoas são atendidas na clínica e hospital mantidos pela instituição. Do total, a média de 1.500 é proveniente do SUS, ficando o restante entre pacientes de convênios, filantrópicos e particulares.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC