Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Sábado - 15-03-1997
Fortaleza - Ceará - Brasil
Deficientes Visuais do Ceará terão computador especial


Professor José Antônio Borges, da UFRJ, está em Fortaleza para acertar o treinamento previsto para maio

Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Professor da UFRJ, Antonio Borges, e o professor e deficiente
visual André Luiz Gomes, utilizando o DOSVOX, de ultima geração

Fortaleza é a segunda capital do Nordeste ampliar a utilização do DOSVOX, tecnologia totalmente nacional que permite aos deficientes visuais usar o computador em diversas aplicações, O criador do programa e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), José Antônio Borges, está na cidade acertando os detalhes para a realização do primeiro treinamento sobre o sistema, previsto para maio no Núcleo de Processamento de Dados da Universidade Federal do Ceará (UFC). A instituição cearense será a repassadora do DOSVOX no Estado. Ontem, Antônio Borges concedeu entrevista coletiva na Reitoria da UFC. Antes, visitou a Sociedade de Assistência aos Cegos, que já utiliza o sistema desde 1995.

A tecnologia consiste na utilização de um sintetizador de voz do tamanho pouco maior que uma caixa de fósforo. O equipamento pode ser ligado a qualquer micro-computador, possibilitando que todos os procedimentos feitos na teclas pelo deficiente visual seja sintetizado em fala na língua portuguesa. Através do programa, o cego pode ler e escrever. Se o micro for equipado com um "scanner" , o deficiente poderá ler livros, jornais e qualquer outro tipo de texto. O DOSVOX também possibilita o acesso à Internet, graças ao apoio da Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

Antônio Borges passou um ano e meio desenvolvendo as primeiras pesquisas até chegar à fase de operacionalização. O sistema existe há mais de três anos e atualmente é acessado por mais de três mil usuários. A primeira versão (1.2) data de 1995. A versão mais atualizada já chega a 1.4B. O professor da UFRJ diz que a grande meta é disponibilizar a Internet para mais de 130 deficientes em todo o país. A cada mês, 30 novos usuários navegam nas ondas da Internet.

A Sociedade de Assistência aos Cegos conta com três computadores equipados com DOSVOX. Há quatro meses como professor, André Luís Gomes diz que o programa garante "autonomia completa" ao portador de deficiência visual. "Antes, eu só lia quando outras pessoas tinham tempo de ler prá mim. Hoje, as possibilidades são amplas. Tenho autonomia para ler na hora que quiser e escrever também". André Luís trabalha com DOSVOX desde 1995. É professor de sete alunos no Instituto dos Cegos. Ele dá aulas na versão 1.3B e 1.4A. O assessor de Informática da instituição, Alexandre Almeida, diz que até julho, a Sociedade de Assistência aos Cegos contará com quatro novos equipamentos para ampliar o número de alunos.

Com o treinamento a ser realizado em maio, a UFC será a quinta universidade brasileira a conter com o programa. "Estaremos colaborando para divulgar a nova tecnologia", diz o assessor da Reitoria, Haroldo Pontes. O treinamento será ministrado para 10 pessoas, entre cegos e não cegos, adultos e adolescentes. Eles deverão ser os primeiros "propagadores" da nova tecnologia. Na coletiva de ontem, o professor Antônio Borges apresentou um vídeo de oito minutos onde três deficientes visuais, entre eles a cantora Kátia Oliveira, dão depoimento sobre a transformação de suas vidas após o DOSVOX. A própria cantora está compondo músicas auxiliada pelo novo programa. Ela, inclusive, é proprietária da empresa que comercializa o sintetizador de voz.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC