Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Domingo - 27-07-1997
Fortaleza - Ceará - Brasil
Telemarketing para deficientes visuais


Foto do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Com um feedback acima do esperedo, o instituto dos cegos
encerrou a parte do curso de Telemarketing

Com um feedback acima do esperado, o Instituto dos Cegos encerrou ontem a parte teórica do primeiro curso de "Telemarketing", em nível de Brasil, para deficientes visuais. Segundo o professor Delano Amaral, que preparou as apostilas em braille (única em todo o território nacional), o conteúdo foi preparado de acordo com a realidade deles - o que levou aproximadamente oito meses de pesquisa. A partir de agora os alunos farão a parte prática, em forma de estágio, que inclusive já tem o apoio de algumas empresas.

Semestralmente, o Instituto dos Cegos oferece uma série de cursos para os deficientes visuais, como: na área de telefonia (que já contratou cerca de 11 pessoas nas agências dos correios de Fortaleza); câmera escura (Instituto José Frota - Frotão tem dado um grande espaço para eles); computação (destacam-se em termos de abertura de vagas a Embratel e a Teleceará); Inglês; além das oficinas de vassoura, empalhamento, embalagens, bengalas, datilografia em negro e datilografia em braille.

De acordo com Amaral, o mercado na área de Telemarketing é muito vasto e promissor, mas, no caso do espaço a ser dado aos deficientes visuais, ainda falta sensibilização por parte do empresariado. Pela experiência que teve com a turma e o conhecimento que tem sobre as dificuldades que eles enfrentam, o professor destaca os deficientes visuais podem ser considerados como profissionais de muita sensibilidade e de um excelente desempenho. "Para se trabalhar no telemarketing é necessário ouvir bem a mensagem do cliente e eles já têm esse hábito", acrescenta.

Por ser um curso novo para os deficientes visuais, a direção do Instituto dos Cegos se reuniu meses antes do início das aulas para tratar de alguns pontos básicos: dinâmica do curso; sua continuidade; e perfil dos participantes (grau de instrução - mínimo 2º Grau -, e experiência). Ao seu ver, "as empresas que não utilizarem o Telemarketing integrado ficarão fora do mercado, pois ele é um forte instrumento de vendas", destaca Amaral. Os próximos cursos acontecerão no Núcleo de Expansão Profissionalizante, a partir do dia cinco de agosto. A primeira turma formada em Telemarketing pelo instituto é composta de 30 pessoas que, inclusive, já atuam em outras áreas (profissionais contratos).


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC