Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Sábado - 13-12-1997
Fortaleza - Ceará - Brasil
Banco de Olhos do Cariri é inaugurado


Hospital São Francisco poderá realizar 40 transplantes de córnea por ano

Sucursal (Crato) - Instalado no Município o primeiro Banco de Olhos do interior do Estado. A iniciativa do Hospital São Francisco, da Diocese, vai possibilitar o transplante de córnea em deficientes visuais dos 33 municípios do Cariri e das regiões Centro-Sul e Inhamuns. Com uma equipe de cinco oftalmologistas, o Banco deve realizar nesta primeira etapa 40 transplantes por ano, segundo garante o diretor técnico do Banco, Dalton Teles Sampaio, acrescentando que as cirurgias serão feitas através do Sistema Ánico de Saúde (SUS). A equipe terá condições de fazer quatro transplantes por semana. A quantidade de cirurgias vai depender das doações. Já existe uma lista de espera, mas até agora, não apareceu nenhuma doação. Ontem, na solenidade de inauguração foi feito o primeiro exame de globo ocular, através de um biomicroscópio para efeito de transplante. O exame foi feito pelo médico Valdo Pessoa no empresário Sílvio Pereira Neto que, há um ano, espera por uma córnea para recuperar a visão do olho direito.

Foto do Valdo Pessoa faz primeiro exame de globo ocular no empreário Sílvio Pereira Neto
Médico Valdo Pessoa faz exame no empresário
Sílvio Pereira Neto  durante inauguração
do Banco de Olhos

A direção do Hospital São Francisco e a Secretaria de Saúde pretendem desenvolver uma ampla campanha com o objetivo de sensibilizar a população para aumentar as doações, distribuindo cartazes, folders, spots e cartões do doador, tendo em vista a necessidade de romper com o preconceito que ainda existe com relação a doação de órgãos. O médico oftalmologista, Dalton Sampaio Teles, esclarece que a retirada da córnea deve ser feita, no máximo, seis horas depois da morte. Dalton Teles diz que a retirada é feita por especialistas de modo que a cavidade ocular não apresente nenhuma deformação. A doação é um gesto de caridade e amor fraterno que tem o apoio de todas as religiões. Qualquer pessoa pode ser um doador, mesmo que use óculos , seja portador de miopia, astigmatismo, ou catarata. O doador assina um cartão com os dizeres "Eu, abaixo assinado, declaro, de livre e espontânea vontade, o desejo de que meus olhos se destinem, após meu falecimento, ao Banco de Olhos do Hospital São Francisco de Assis, com a finalidade de ajudar a restaurar a visão de pessoas que necessitam de transplantes, ou para fins de pesquisa".

O objetivo do Banco de Olhos, segundo Dalton Teles, é contribuir para a diminuição de índice de cegueira curável por cirurgia de transplante, atender a crescente demanda de cirurgias oftalmológicas para transplante de córnea na região do Cariri, prestar serviços médicos relacionados a enucleação, guarda, conservação de córneas e globos oculares retirados de cadáveres, através de doação, ou como determina a legislação em vigor, estimular e desenvolver atividades de pesquisa científica e promover intercâmbio com outros bancos de olhos , visando um melhor atendimento do serviço de oftalmologia no Estado do Ceará. Antes da instalação do Banco de Olhos, as cirurgias eram realizadas em Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro. Os pacientes tinham de enfrentar longas filas a espera de um doador . Na maioria das vezes, as cirurgias demoram seis meses. No Ceará, segundo o IBGE, existem 14.860 cegas.

Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC