Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Sexta-feira - 27-03-1998
Fortaleza - Ceará - Brasil
Crato faz 1 transplante de córnea do interior


Crato (Sucursal) - Realizado, com sucesso, o primeiro transplante de córnea do interior do Estado. A cirurgia foi feita ontem no Banco de Olhos do Hospital São Francisco do Crato num paciente cujo nome não foi revelado pela direção do Hospital. A equipe médica foi constituída pelos cirurgiões Dalton Sampaio Teles, diretor do Banco de Olhos do Crato, Francisco Valdo pessoa, microcirurgião e fundador do Banco de Olhos do Ceará e diretor do Instituto dos Cegos, e o anestesista Aníbal Viana de Figueiredo, do quadro clínico do Hospital São Francisco.

A córnea foi doada pela família do jovem Daniel Lima Bezerra, que foi morto com um tiro de revólver na cabeça na noite de domingo. Daniel, 24 anos, teve morte cerebral e permaneceu vivo, através de instrumentos, até a segunda-feira à tarde. Os rins dele foram levados de avião para Fortaleza, onde foi feito transplante no jovem Antônio Pereira Costa, residente no sítio Riacho Verde, município de Várzea Alegre.

Concluídas, com sucesso, as duas cirurgias, a direção do Hospital São Francisco divulgou uma nota de agradecimento à família Bezerra de Moura Rosendo, nos seguintes termos: “A direção do Banco de Olhos do Hospital São Francisco de Assis, encontra-se, neste momento, possuída por um misto de sentimentos quase contraditórios, de tristeza, admiração e agradecimento, difíceis de expressar. Mas, não pode silenciar”.

“Nossas palavras, acrescenta a nota, dirigem-se àquela família que o Crato conhece e da qual, agora, queremos destacar aquele que hoje é o seu patriarca maior, Cícero de Moura Rosendo e sua esposa Elisa Saraiva Bezerra Moura, bem como o casal José Orleans Moura Bezerra e Dona Joana Darc Lima Bezerra. O Crato inteiro viu a dor que se abateu sobre a família e viu, sobretudo, o gesto humanitário e cristão de oferecer em nome de Daniel o que ainda pudesse trazer o conforto e alegria a outros seres humanos que lhes serão eternamente agradecidos”, complementa a nota, concluindo: “Deus lhes dê serenidade e força nesta hora difícil”.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC