Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Sexta-feira - 24-04-1998
Fortaleza - Ceará - Brasil
Campanha "Veja Bem Brasil" inicia amanhã


Oftalmologistas atenderão a 1.855 alunos da 1ª série do ensino fundamental

Amanhã e domingo, 1.855 crianças de primeira série do ensino fundamental da rede pública serão atendidas por cerca de 40 oftalmologistas em Fortaleza. Trata-se da campanha "Veja Bem Brasil" que, em todo o País, mobilizará 4.000 profissionais oculistas.

Segundo o MEC, estão matriculadas na primeira série 8,5 milhões de crianças. Destas, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia estima que 20% tenham algum problema oftalmológico e que 10% precisem usar óculos.

O trabalho dos profissionais será prestado voluntariamente. As crianças que serão atendidas amanhã em Fortaleza foram selecionadas de um universo de 13.940 estudantes. A triagem foi feita pelos professores.

Depois de treinados, eles aplicaram o teste de acuidade visual e constataram as crianças com deficiência de visão. Após os exames da campanha, as crianças que precisarem usar, receberão óculos da Comissão de Saúde Ocular, da Secretaria de Educação do Estado.

A campanha pretende atender 3.600 crianças na capital e 582 no interior. A segunda etapa do atendimento será marcada após a Sesa redimensionar a demanda, informam Antonio Augusto Matos Pires e Islane Castro Verçosa, presidente e vice-presidente da Sociedade de Oftalmologia do Ceará, responsável pela coordenação da campanha em Fortaleza.

A entidade espera marcar a segunda etapa para o mais rápido possível, com a adesão de maior número de oftalmologistas à campanha.

"Veja Bem Brasil" objetiva contribuir para diminuir os índices de repetência e evasão escolar. O presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Geraldo Vicente de Almeida, diz na apresentação da campanha que a meta é estendê-la a todas as crianças da rede pública.

"A quase totalidade das crianças em idade escolar nunca passou por um exame oftalmológico". Ele acredita que "a divulgação pela mídia do trabalho desenvolvido e dos resultados obtidos despertará o interesse da população em saúde escolar".

Afinal, "sabe-se que 85% do contato do homem com o mundo dá-se através da visão e os problemas de visão acarretam ônus ao aprendizado e à socialização".

Alguns atendimentos começarão hoje. É o caso dos oftalmologistas André Jucá e Marlúcia Ferreira Almino Lima, e da Pró-Cirúrgica. Amanhã e domingo, na Clínica de Olhos Leiria de Andrade, Hospital Geral de Fortaleza, Sociedade de Assistência aos Cegos e pelo médico Leopoldo Farias.

Somente no sábado, haverá atendimento no Instituto de Oftalmologia de Parangaba, no Hospital Albert Sabin, Instituto de Oftalmologia e Otorrinolaringologia de Fortaleza, Clínica de Olhos Almino Lima, e pelos oftalmologistas Wantan Laércio e Aristófanes Canamari.

Os pais das crianças portadoras de problemas de acuidade visual foram avisados dos dias de atendimento e deram sua autorização, por escrito, para o atendimento. Eles levarão as crianças para as escolas, de onde elas sairão para os consultórios em transportes providenciados pela Comissão de Saúde Ocular.

A atual campanha tem como público-alvo 13.940 crianças da mesma série, de 51 escolas estaduais. Destas, foram triadas 4.182 estudantes com algum problema na visão.

Os exames deste final de semana irão determinar com precisão o tipo de problema e o tratamento adequado.

A consulta a um oftalmologista, hoje, custa R$ 70,00. Campanha similar já foi feita em Fortaleza. Por um ano (1995-96), 13 mil crianças foram triadas em salas de primeira série do Ensino Fundamental (antigo 1° Grau).

Aproximadamente 50% tinham problema de vista. Com apoio da Comissão de Saúde Ocular, cinco médicos da Sociedade Oftalmológica do Ceará chegaram a atender cerca de 2.500 crianças.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC