Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Segunda-feira - 27-04-1998
Fortaleza - Ceará - Brasil
Campanha alerta sobre problemas de visão


Até o dia sete de maio cerca de 14 mil alunos da rede pública serão atendidos

Foto Jornal DIÁRIO DO NORDESTE 27-04-1998
No Ceará foi detectado que 30% das
crianças da rede pública precisam de cuidados

Foi lançada sábado, no Hospital Geral de Fortaleza, a campanha de saúde ocular "Veja bem Brasil", que pretende atender 14 mil alunos da rede pública até o dia sete de maio, Dia Nacional da saúde ocular. No Ceará, uma pesquisa feita com 28.265 alunos de escolas públicas constatou que 30% precisa de cuidados oftalmológicos. No Instituto dos Cegos, um dos 12 locais de atendimento, 300 crianças de 6 a 10 anos fizeram exames de refração, fundo de olho e biomicroscopia. Foram detectados três casos de catarata congênita.

A algazarra foi grande na clínica oftalmológica Ieda Otoch, do Instituto dos Cegos. Para a maioria das crianças aquela foi a primeira visita a um consultório oftalmológico, o que, segundo a vice presidente da Sociedade de Oftalmologia do Ceará, Islane Verçosa, é um dos motivos para o alto índice de problemas de vista entre os alunos de escola pública.

Ela explica que o ideal é que toda criança faça sua primeira visita ao oculista entre três e cinco anos de idade. "É nesse período que se pode detectar precocemente a ambliopsia e evitar que a criança venha a ter uma perda irreversível na visão". Os portadoras de ambliopsia têm olhos normais anatomicamente mas não funcionalmente.

Um total de 300 alunos de 17 escolas de primeiro grau foram atendidos na clínica Ieda Otoch. Elas se submeteram a exames de refração, fundo de olho e biomicroscopia. A maioria dos casos dos diagnosticados (80%) foi de ametropia (astigmatismo, miopia e hipermetropia). Essas crianças receberão óculos gratuitamente da Secretaria de Saúde do Estado, que já se comprometeu em doar 3.500 óculos para a campanha. Problemas mais sérios também foram constatados. Três crianças tiveram diagnóstico positivo para catarata congênita. A cirurgia delas será realizada no próprio Instituto dos Cegos.

Os oftalmologistas acreditam que 95% dos problemas oftalmológicos poderiam ser evitados se fossem detectados precocemente. Islane Verçosa diz que para isso, é fundamental que se visite o oculista. "Pelo menos uma vez por ano, mesmo que a pessoa não apresente nenhum sintoma". Ela alerta os pais para que observem problemas como coceira persistente nos olhos, irritabilidade e perda da vontade de estudar. Vale ainda um alerta para quarentões. Após os 40 anos a pressão ocular deve ser medida rotineiramente para que seja evitado o glaucoma.

Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC