Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Sábado - 06-06-1998
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
SAC agradece apoio para Banco de Olhos


Entidade vem ajudando cegos há 22 anos

     A Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) prestou ontem uma homenagem ao oftalmologista Tadeu Cvintal pelo apoio recebido pela Sociedade, quando da fundação do Banco de Olhos do Ceará. O homenageado teve o seu nome colocado em uma das salas de atendimento do Hospital. O oftalmologista, além do auxílio burocrático que prestou ao Banco de Olhos do Ceará, foi um dos fundadores do Banco de Olhos de São Paulo.

     A solenidade teve a apresentação de um coral composto por crianças da Escola da entidade, Hélio Góes Ferreira. Antes, porém, o homenageado e os demais convidados visitaram todas as dependências e presenciaram uma demonstração do aluno Paulo Ribeiro Cardoso, aluno do DOSVOX. Trata-se de um curso de informática especialmente desenvolvido para deficientes visuais, com acesso sonoro através de um sintetizador.Criada em 1976, a SAC desenvolve duas linhas de atendimento à comunidade: saúde e educação. Na educação, além da Escola Hélio Góes Ferreira, que trata de crianças que sofrem de deficiência visual congênita, visão sub-normal ou por acidente, funcionam também cursos profissionalizantes, como o de informática e o Câmera Escura. Os outros cursos funcionam na unidade de Tabapuá. Segundo informações da Assistência Social da SAC, a escola funciona de 1ª a 4ª série, e depois os alunos são locados na rede pública de ensino, sob a responsabilidade do Núcleo de Apoio Especial. A SAC mantém apoio didático, principalmente na aquisição de material escolar, em braille. Os jornais em braille são disponibilizados todos os dias na biblioteca.

     Na área de saúde, além dois setores básicos, o Hospital e a Clínica, ambos com atendimento à todos os convênios, SUS e particulares, ainda é mantida filantropicamente, a Unidade de Prevenção à Cegueira, que atende crianças de zero a 12 anos, desenvolvendo toda uma assistência de trabalho de prevenção e de reabilitação do deficiente às atividades cotidianas. Os projetos de educação são mantidos, através de doação, e pela área de saúde que designa um percentual de suas consultas para o custeio dos projetos.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC