Imagem Cidade do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE

Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quarta-feira - 29-07-1998
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Diário do Nordeste também está disponível no sistema Dosvox
 


     “O Diário do Nordeste fez uma ação que talvez nem ele saiba ainda avaliar a sua real dimensão”, assim pronunciou-se Maria Josélia Sá e Almeida, diretora-presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), fundada em setembro de 1942, referindo-se ao envio eletrônico das edições diárias do jornal para o sistema Dosvox da SAC. Este sistema permite que os deficientes visuais tenham acesso a todas as notícias veiculadas diariamente, com exceção dos classificados do jornal.

     Segundo Josélia, a SAC está indo apresentar esta novidade no III Encontro de Usuários do Dosvox no Rio de Janeiro, “com o objetivo de estimular que os outros jornais e revistas adotem o mesmo procedimento”. A grande vantagem do sistema Dosvox é que o deficiente visual não necessita mais da ajuda de terceiros para ler uma jornal. O Diário do Nordeste é gerado simultaneamente para a Internet e para o sistema Dosvox da SAC. De acordo com o assessor de Informática da instituição, Alexandre Almeida, “isto é um avanço muito grande porque em futuro próximo o deficiente visual que dispuser de um micro poderá comprar o seu jornal em disquete”.

     NOVA VISÃO — Na sede da SAC, avenida Bezerra de Menezes, 892, São Gerardo, o centro de Dosvox e de imprensa em Braile atende na profissionalização e alfabetização de deficientes visuais através da informática. Todos os alunos do sistema SAC e da escola do Jardim II à 4ª série, além dos cursos profissionalizantes, são beneficiados pelo sistema, que, segundo o professor de Dosvox, Paulo Roberto, tem, inclusive, como fazer impressão em Braile. De acordo com Josélia Almeida, algumas experiências de geração de peródicos no sistema Dosvox já foram feitas pelo mundo afora, como o que ocorreu com o jornal francês “Le Monde”, mas “o benefício diário é que faz a diferença e a gente quer que este exemplo de cidadania seja seguido por outros”, explicou.

     Segundo ela, deficientes visuais do Ceará que procuram a SAC são atendidos gratuitamente. “Somos uma instituição filantrópica que temos o nosso anzol para pescar”, acrescentou, ao ser indagada sobre captação de recursos. “Se o homem é formado pelas circunstâncias, devemos criar as circunstâncias humanamente”, finaliza. A SAC está na página http://www.sac.org.br. E-mail: sac@secrel.com.br


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC