Imagem Interior do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE

Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quarta-feira - 12-08-1998
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Cidadania sem preconceito quer integrar deficientes


     Sobral (Sucursal) - A Secretaria de Saúde e a Fundação de Ação Social (FAM) realizam, dias l3 e 14 de agosto, o I Fórum Sobralense de Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, com o tema Cidadania sem Preconceito. ''O objetivo maior é sensibilizar os profissionais de educação, empresários e autoridades municipais para a importância de se ver o deficiente como cidadão que tem direitos, buscando assim atitudes de respeito a esse cidadão'', enfatiza a presidente da FAM, Carmem Soares, ao mesmo tempo em que defende junto à Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) mudanças nos currículos de Educação Física, Enfermagem, Ciências Sociais e Pedagogia, com a inclusão de conteúdos que venham contemplar a capacitação de educadores para deficientes visuais e auditivos, mentais, autistas e excepcionais.

     A programação do I Fórum Sobralense de Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais será aberta na quinta-feira, 13, às 19 horas, na UVA, com apresentação de dança de alunos da APAE. Logo em seguida haverá uma palestra com Fátima Dourado, presidente da Casa da Esperança/Fortaleza, que trabalha com autistas. Ela abordará o tema ''Somos Cidadãos com Necessidades Especiais''. A mesa dos trabalhos terá na sua composição o prefeito Cid Gomes, os secretários Odorico Andrade (Saúde) e Ada Pimentel (Educação), o bispo diocesano Dom Aldo Pagotto, o reitor Teodoro Soares, a coordenadora do Crede -6 Joana de Fátima, Jeovânia Andrade Aragão e Carmem Soares, da Fundação de Assistência Social (FAM).

     Na sexta-feira, 14, haverá, durante toda a manhã, uma mesa redonda com a coordenação de Carmem Soares e participação de várias pessoas ligadas a problemática dos deficientes, como Josélia Sá e Almeida, Valdo de Almeida ( Instituto dos Cegos ), Ernani Cleiton Cavalcante (ADM), Fátima Frota ( Ministério do Trabalho), Teodoro Soares (UVA), Ada Pimentel (Educação) e Odorico Andrade (Saúde). O período da tarde será reservado para o relato de experiências. Serão abordados trabalhos que estão sendo realizados em Sobral, com as seguintes exposições, destacando-se: APAE-Sobral - Alternativa com Amor, com a diretora Conceição Ponte.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC