Imagem Cidade do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE

Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Sexta-feira - 04-09-1998
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Cegos desfilam em homenagem à Pátria 


Até o dia 7 de setembro uma extensa programação será desenvolvida em
Fortaleza

Foto dos estudantes do Instituto dos Cegos Hélio Góes Ferreira desfilando na Semana da Pátria
Os estudantes do Instituto dos Cegos Hélio Góes Ferreira desfilam na
Semana da Pátria desde o ano de 1970

     Crianças e adultos cegos participaram do desfile de ontem, comemorativo da Semana da Pátria, na Avenida Bezerra de Menezes. Segundo a diretora-presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos, Maria Josélia Sá e Almeida, desde 1970 os estudantes do Instituto dos Cegos Dr. Hélio Góes Ferreira participam patrioticamente do desfile.

     Segundo a diretora da escola, Luiza de Marilac de Carvalho Almeida, os alunos começaram a ensaiar em agosto, estudando paralelamente unidades referentes às manifestações patrióticas. O resultado foi um desfile mostrando as heranças étnicas, a cultura e o folclore, além dos símbolos nacionais.

     O diretor de Saúde da Sociedade, Valdo Pessoa, explicou que o incentivo à participação dos cegos na marcha de 7 de Setembro é uma contribuição para o exercício da cidadania. Eles começaram a participar do desfile numa época difícil, para não ficar à margem da sociedade, disse. A primeira marcha foi realizada em conjunto com o então Ginásio 7 de Setembro.

     Segundo a professora Marilac, hoje estudam no Instituto 13 alunos com boa visão. Trata-se de um projeto de integração dentro da escola, que, de acordo com avaliações preliminares, está dando certo. Além dos alunos do Instituto, integrantes do Curso de Profissionalização do Tabapuá estiveram presentes a marcha.

     O estudante Laerte Vieira participou este ano do desfile pela segunda vez. Para ele, é muito gratificante a experiência de poder estar junto da sociedade em atividades como essa. Maria Calizete da Silva, que trabalha na coordenação e digitação de textos na área de Imprensa do Instituto, participa desde 1985 dos desfile e não abre mão. É muito agradável poder desfilar nesse momento tão importante, afirma.

     Além dos alunos do Instituto dos Cegos, estiveram no desfile de ontem carros do Corpo de Bombeiros, o Grupo de Guardas Juvenil General Sampaio, o Instituto T & A, a Escola de Ensino Fundamental Presidente Roosevelt, o Instituto Branca de Neve, a Escola de Ensino Fundamental Juvenal Galeno, a Escola de Ensino Fundamental Municipal Antonieta Siqueira, a Escola de Ensino Fundamental Antônio Sales, o Colégio Santa Rita, a Escola de Ensino Fundamental Joaquim Nogueira, a Escola de Ensino Fundamental Municipal Dr. César Cals, o Colégio PM do Ceará e a 10ª Companhia de Guardas, inclusive motorizada.

     Além dos tradicionais desfiles escolares, atividades esportivas integram as comemorações da Semana da Pátria, que se estende até segunda-feira, 7 de Setembro. Alunos de instituições públicas e particulares estarão desfilando em bairros diferentes até domingo. Hoje, será dia de desfile no Dias Macedo (Avenida Pedro Dantas) e Conjunto Esperança. Amanhã, a marcha será Siqueira (Rua Maria Júlia). No domingo, os estudantes irão desfilar no Conjunto José Walter (Avenida L) e Parangaba (Avenida Osório de Paiva).

     Também hoje, a partir das 8h30min, será realizada a Corrida Rústica da Pátria (pedestrianismo). Amanhã às 8 horas, haverá um passeio ciclístico pelas ruas de Fortaleza, saindo da Praça do Colégio Militar. Das 10 às 13 horas, será realizado um concurso hípico, no Esquadrão de Polícia Montada.

      A programação das atividades cívico-culturais da Semana da Pátria está a cargo da Secretaria de Educação do Estado (Seduc). O Desfile da Independência, às 9 horas do dia 7 de Setembro, na avenida Desembargador Moreira, encerra as comemorações da Semana.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC