Imagem CIDADE do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE

Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quarta-feira - 06-01-1999
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Hospital de Messejana realiza transplante  


     O Hospital do Coração de Messejana realizou na madrugada de ontem o seu primeiro transplante de coração. O paciente Antônio Pereira de Moreira, de 35 anos, foi o beneficiado com este transplante. Além dele, outros pacientes receberam os órgãos da primeira doação múltipla do ano, isto é, de um mesmo doador foram retirados além do coração, os rins e as córneas.

     O doador era do sexo feminino e tinha 47 anos. Ultimamente ela estava internada no Hospital do Coração de Messejana, para se tratar de uma crise asmática. Na segunda-feira a paciente teve uma parada cardíaca e a sua família, de imediato, autorizou a retirada de seus órgãos, sendo realizado no período da tarde deste mesmo dia. A vice-coordenadora da Central de Captação de Órgãos do Estado, Eugênia Filizola, que prestou todas as informações sobre essa doação, disse não poder apenas informar o nome da doadora, por não ter recebido autorização da família.

     Tão logo retirado o coração da doadora, a equipe do Setor de Transplante Cardíaco do Hospital de Messejana, sob a coordenação do médico João Davi de Souza Neto, foi agilizada para que o transplante fosse logo realizado. A cirurgia em Antônio Pereira de Moreira teve início às 23 horas de segunda-feira, sendo concluída por volta das 4 horas da manhã de ontem. O transplante foi realizado pelos médicos Juan Mejia, João Davi de Souza Neto, Valdomiro Carvalho Júnior e Fernando Mesquita. Além se ser o primeiro transplante realizado pelo Hospital do Coração de Messejana este também foi o primeiro transplante realizado no Estado no ano de 99.

     Com a doação dos rins, dois pacientes renais puderam ter seus órgãos transplantados. O primeiro transplante foi realizado às 10 horas de ontem no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). O paciente beneficiado com um dos rins foi Antônio Maria de Souza, 27 anos. Ele era submetido a seções de hemodiálise no Ince. O receptor do outro rim foi o paciente Raimundo Menerando Morais, 42 anos. Paciente da Pró-Rim. O seu transplante foi realizado às 14 horas de ontem no Hospital das Clínicas. O transplante das córneas deverá ser realizado na manhã de hoje no Instituto dos Cegos. O beneficiado será decidido pelo diretor do Instituto, o médico Valdo Pessoa.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC