Imagem CIDADE do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Sábado - 09-01-1999
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Evolui bem paciente que fez transplante de coração
A saída da UTI para o apartamento está prevista para acontecer segunda-feira


      O paciente Antônio Pereira de Moura, de 35 anos, que foi submetido a um transplante de coração na segunda-feira, no Hospital do Coração de Messejana, encontra-se bem. A sua saída da UTI para um apartamento isolado está previsto para segunda-feira. “Em seu terceiro dia de pós-operatório a sua evolução está sendo favorável”, informou ontem o cardiologista Juan Mejia, um dos responsáveis pelo transplante.

      O mérito dado a está operação deve-se a ela ser o primeiro transplante de coração realizado num hospital público do Estado. O chefe do Setor de Transplantes Cardíacos do Hospital de Messejana, o cardiologista João Davi de Souza Neto, informou que desde junho o Hospital encontrava-se equipado para realizar este tipo de transplante. “Já estávamos com os pacientes aguardando, só faltava o doador”, frisou o médico ao apontar que naquela época o próprio Antônio Pereira era um dos pacientes que estava na fila de espera.

      Com a parada cardiorespiratória da paciente Maria Auxiliadora Nepomuceno, de 47 anos, na segunda-feira, o transplante então pôde ser realizado. A paciente era asmática e foi internada no Hospital de Messejana com uma crise convulsiva. A família da Maria Auxiliadora permitiu que ela doasse os seus órgãos, favorecendo assim não só o transplante do paciente cardíaco, como também de outras quatros pessoas que se encontravam em estado grave. Os pacientes Antônio Maria de Souza, de 27 anos e Raimundo Menando Moraes, 42, receberam os rins da doadora. As córneas foram entregue para o Banco de Olhos do Instituto dos Cegos do Ceará, que beneficiarão duas outras pessoas entre as 15 que se encontram em situação de urgência.

      O paciente cardíaco transplantado, Antônio Pereira de Moura, é do município de Caucaia, casado e pai de três filhos. O médico João Davi informou que desde julho ele vinha sendo atendido pelo Hospital do Coração de Messejana, sendo internado por diversas vezes. Em novembro, num desses retornos ao hospital, ele foi internado de vez, agora à espera de um coração para realizar o transplante.

      Além dele outros quatro pacientes também estavam à espera da doação de um coração (ver matéria ao lado). A escolha de Antônio Pereira, segundo os médicos que o operaram, foi ocasionada devido a ele responder alguns critérios apresentados, tais como o grupo sangüíneo do paciente receptor compatível com o do doador, o peso, o HCL (imunocompatibilidade) e a gravidade da doença.

      Quando receber alta, o paciente continuará sendo atendido pelo Setor de Transplantes, quinzenalmente, sendo realizado biopsia do coração transplantado, a fim de observar se não está havendo rejeição do seu organismo ao novo órgão recebido.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC