Imagem CIDADE do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE

Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quinta-feira - 11-03-1999
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Pacientes renais debatem sobre fila para transplante


     Os pacientes renais crônicos, que se encontram na lista de espera de doadores, realizam uma reunião hoje, às 8 horas, no Auditório do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) para discutir a situação de espera, em que se encontram. Cerca de 400 pacientes aguardam uma oportunidade para a realização do transplante renal.

      Desde 1983, 276 pessoas foram transplantadas, depois de submetidas a uma bateria de exames. Semanalmente 12 pacientes são submetidos a sessões de hemodiálise durante 4 horas naquele hospital.

     No HGF foram promovidos 43 transplantes de rins em l996, 68 em 1997, 63 em 1998 e 12 em 1999, dos quais seis são de doadores mortos e os outros de doadores vivos. Segundo a enfermeira da Central de Transplantes, Eugênia Filizola, entre novembro de 1993 e fevereiro de 1995 foram registrados 24 doações de rins, 24 de córneas e quatro de corações. Em 1998, foram realizados ainda 4 transplantes de coração, dois no Hospital de Messejana, vinculado à Secretaria de Saúde do Estado e dois no Hospital Antônio Prudente. As 83 cirurgias de córneas aconteceram no Instituto dos Cegos.

     Conforme Eugênia, depois da inauguração da Central de Transplantes de Órgãos do Ceará, em junho do ano passado, as doações de órgão aumentaram em cerca de 50%, englobando os doadores mortos, os relacionados e os não relacionados. A Central que funciona 24 horas, à Av. Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, conta com uma equipe de quatro médicos, dez enfermeiros e cinco acadêmicos de medicina.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC