Imagem CIDADE do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Quarta-feira - 22-09-1999
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Campanha quer suprir carência de doadores


     Na lista de espera da Central de Transplantes da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), existem 706 pacientes aguardando a doação de córnea, rim e coração. A falta de doadores ainda se constitui no principal obstáculo para a realização de transplantes.

     Aproveitando a Semana Nacional sobre Doação de Órgãos, que começa dia 26 e vai até 2 de outubro, a Sesa lançou ontem, pela manhã, uma campanha para conscientizar a população sobre a importância da doação.

     Baixo número de doadores e falta de estruturação dos hospitais são problemas enfrentados por quem está na lista de espera, e por quem vive o drama de estar constantemente nas unidades de saúde para internamento. No HGF, por exemplo, 300 pacientes disputam com os recém-transplantados os únicos 10 leitos existentes na unidade de transplante renal.Segundo a enfermeira do setor, Francisca Norma de Albuquerque, para que todos sejam acomodados, muitos são transferidos para o setor de nefrologia. Só no HGF, são feitas uma média de 5 cirurgias de rins com doador vivo. Devido à grande quantidade de pessoas necessitando de transplantes, é que a enfermeira apela à população para tornar-se doadora.

     A coordenadora da Central de Transplantes, Eugênia Filizola, explica que muitas unidades de saúde deixam de avisar a existência de pacientes com mortes cerebrais. A coordenadora conta ainda que todo hospital dotado de UTI é um potencial doador. Acontece que muitos da periferia não têm como fazer a manutenção ventilatória e cardíaca, acarretando na perda de órgãos de doadores cadáveres.

      Desde que foi criada, em junho do ano passado, a Central já conseguiu que fossem realizadas 251 cirurgias de transplantes. Em Fortaleza, são feitos uma média de 10 transplantes de córnea por mês, através do Instituto dos Cegos; seis de rins no HGF e Hospital das Clínicas Wálter Cantídio. Entre janeiro e agosto de 99, os Hospitais de Messejana e Antônio Prudente realizaram 8 transplantes de coração.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC