Imagem CIDADE do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Jornal DIÁRIO DO NORDESTE
Segunda-feira - 27-12-1999
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.diariodonordeste.com.br
Contas de luz emitidas em braile


   Os deficientes visuais atendidos pela Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) obtiveram mais uma conquista: as contas do consumo mensal de energia serão enviadas para suas residências em braile. A Coelce assinou com esta entidade o convênio que transformará estas contas na linguagem do braile para todos os deficientes visuais que assim se interessem em obtê-las.

   A assistente social, Cláudia Holanda, explica que receberão a conta em braile aqueles deficientes que procurarem a Sociedade de Assistência aos Cegos e repassem seus dados a fim de que a mudança possa ser feita. “Enviaremos os dados para a Coelce e ela, nos repassará o valor do consumo de cada um. Daí, transformaremos a conta para o braile”, detalhou.

   Depois desta operação, a conta, já em braile, será novamente enviada para a Coelce e ela para os seus destinatários. O consumidor deficiente visual receberá a fatura antiga em conjunto com a nova, impressa na linguagem dos cegos.

   O Departamento de Relações Corporativas da Coelce frisa que o importante deste serviço é que o cliente deficiente terá conhecimento e autonomia sobre o consumo mensal de energia elétrica, passando a exercer sua cidadania.

   Claudia Holanda destaca a necessidade da criação de novos serviços que cada vez mais torne os cegos independentes.

   “A partir de agora não será preciso que eles fiquem pedindo ajuda de outras pessoas para saber de quanto foi o consumo de sua energia, indo ele mesmo pagá-la”, ressaltou. A iniciativa, segundo ela, poderia ser estendida também a outros setores, como restaurantes que apresentassem seus cardápios em braile.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC