Símbolo do DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

SEGUNDA-FEIRA, 31 DE DEZEMBRO DE 2007
FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL

      DECRETO LEGISLATIVO Nº 301 DE 26 DE DEZEMBRO DE 2007 - Denomina de Dr. Waldo Pessoa um logradouro da Avenida Sargento Hermínio, na forma que indica. O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA, no uso de suas atribuições, que lhe são conferidas pelo art. 36, inciso IV e parágrafo único da Lei Orgânica do Município. PROMULGA: Art. 1º - Fica denominado de DR. WALDO PESSOA um logradouro sem denominação oficial, conhecido popularmente como Pólo de Lazer da Avenida Sargento Hermínio, no Bairro Monte Castelo. Art. 2º - Este decreto legislativo entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. PAÇO DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA JOSÉ BARROS DE ALENCAR, em 26 de dezembro de 2007. Agostinho Frederico Carmo Gomes - Tin Gomes - PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA.

DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA - SEGUNDA-FEIRA, 31 DE DEZEMBRO DE 2007

***** 

DOCUMENTOS QUE ORIGINARAM O DECRETO ACIMA

Câmara Municipal de Fortaleza

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO No 0042/2007

  "Denomina de Dr. Waldo Pessoa um logradouro no Município de Fortaleza."

 A CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA DECRETA:

Artigo 1° - Fica denominado de Dr. Waldo Pessoa um logradouro sem donominação oficial, localizado na Avenida Sargento Hermínio, em Fortaleza, conhecido popularmente como Pólo de Lazer da Avenida Sargento Herminio.
Artigo 2° - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação oficial.

Segue histórico anexo.

DEPARTAMENTO LEGISLATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA, EM 13 DE agosto DE 2007

WILLAME CORREIA
VEREADOR - PTB

DOCUMENTO QUE ORIGINOU O DECRETO ACIMA
DOCUMENTO QUE ORIGINOU O DECRETO ACIMA

CÂMARA MUNICIPAL DE
FORTALEZA
 

JUSTIFICATIVA

     Nascido em Quixadá, no dia 10 de agosto de 1937, o Dr. Francisco Waldo Pessoa de Almeida concluiu o curso de Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC), em dezembro de 1964, especializando-se em oftalmologia. Seu falecimento, ocorrido de forma trágica e amplamente divulgado pela imprensa local, veio abreviar uma vida de intensa dedicação aos mais carentes e aqueles com deficiência visual.
     Nos seus 42 anos de profissão, dedicou 30 à Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), popularmente conhecido como Instituto dos Cegos. Sua trajetória profissional foi pautada por uma atenção toda especial aos deficientes visuais, em especial aqueles ligados a famílias carentes.
     Dentre inúmeras realizações que fizeram deste profissional um grande cearense podemos citar:

     - Fundação do primeiro Banco de Olhos do Ceará, inaugurado em 16 de Dezembro de 1976.
     - Exerceu a presidencia da Sociedade de Assistência aos Cegos de 2003 a 2006.
     - Promoveu treinamentos anuais a professores, tanto de escolas particulares como
de escolas públicas, para capacitá-los a realizar testes com a Escala de Snellen. - Implantou Residência Médica em oftalmologia na Sociedade de Assistência aos Cegos, reconhecida pelo MEC. em 1996 e pelo CBO- Conselho Brasileiro de Oftalmologia, em 1997.
     - Idealizou e implantou em 1970 o Programa de Prevenção à Cegueira nas Escolas.
     - Implantou na Sociedade de Assistência aos Cegos o Centro de Estudos DOSVOX, interface sonora que permite à pessoa cega o uso do computador (único existente no Ceará).
     - Implantou na Sociedade de Assistência aos Cegos o Centro de Formação de Docentes na Área de Deficiência Visual - reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará - sendo anualmente a única entidade no Ceará a proporcionar esse tipo de capacitação.
     - Implantou na Sociedade de Assistência aos Cegos um modelo moderno de Entidade Filantrópica, que se mantém sem nenhuma verba governamental

     Pela trágica circunstância em que veio a falecer, assim como considerando a notável obra oferecida à população de nosso Estado, é que vimos considerar pertinente tal homenagem, denominando um logradouro de nosso município que, até então, não conta com denominação oficial.

Willame Correia
Vereador - PTB


Volta página principal/strong> Maiores informações:
Volta página anterior envie mensagem para sac@secrel.com.br