JOSÉ ANANIAS DUARTE FROTA
COMANDANTE GERAL DO CBMCE


Símbolo da LIGABOM - Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil

P A R C E R I A   C I D A D Ã

José Ananias Duarte Frota - Cel BM

     As diretrizes do governo do Estado do Ceará, fincadas no trinômio voluntariado, empreendedorismo e inclusão social, impulsionaram a gestão de um ambiente propício à promoção do bem estar social. Exemplo disso é a Parceria Cidadã, segundo a qual órgãos do poder público firmam compromissos com a sociedade, de modo a desenvolverem projetos que promovam a inclusão social. Atento a essas diretrizes, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, em parceria com a Sociedade de Assistência aos Cegos, lançou em outubro de 2003 a primeira cartilha em Braille do Brasil, versando acerca dos procedimentos de primeiros socorros e de prevenção contra Incêndios, disseminando a cultura da prevenção ao público com dificuldades visuais.

     E, com vistas a solidificar os conhecimentos encartados na cartilha, estabeleceu-se um vínculo mais denso de cooperação entre o Corpo de Bombeiros Militar e a Sociedade de Assistência aos Cegos. A Cooporação disponibilizou-se um curso de prevenção de acidentes, com 40 horas de atividades, certificado pelas instituições, com aulas semanais, nos turnos matutino e vespertino, na sede do Instituto dos Cegos, concebido especialmente para os alunos portadores de deficiências visuais.
     Foram formados cinqüenta e dois alunos ao longo de dois anos de existência do curso, sendo trinta e cinco em 2004 e dezessete em 2005. Atualmente, participam do curso quarenta e dois alunos, que aprendem procedimentos de prevenção e combate a incêndios, com o capitão Christiano, e primeiros socorros, com o cabo Dias.
     Em paralelo a essa atividade, o Corpo de Bombeiros Militar fornece suporte em eventos cívicos, religiosos, esportivos e datas comemorativas com a participação de bombeiros. Mister ressaltar as seguintes atividades: passeio ciclístico, encenação da Paixão de Cristo, corrida para deficientes visuais, desfile do Dia da Pátria, simulações de salvamento em alturas, passeio em viaturas, aulas de música com profissionais da Banda de Música do Corpo de Bombeiros, dentre outras atividades que contribuem para o fortalecimento da auto-estima dos deficientes visuais, colaborando com exercício da cidadania, superação de suas limitações e aquisição de condições de uma vida produtiva.
     Nestas condições, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará i e a Sociedade de Assistência aos Cegos unem-se na missão de assegurar aos deficientes visuais condições mínimas de segurança para movimentação e interação sociais.

Fortaleza, 6 de abril de 2006

José Ananias Duarte Frota - Cel QOBM
Comandante Geral do CBMCE
Presidente da LIGABOM

Declaração do Cel BM José Ananias Duarte Frota

Declaração do Cel BM José Ananias Duarte Frota

  

DECLARAÇÃO

Declaro para os devidos fins de direito que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará mantém uma PARCERIA CIDADÃ com a Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC, onde realizou o I Manual Nacional de Prevenção de Acidentes na linguagem Braille, cujo objetivo é a capacitação e treinamento aos portadores de deficiência visual que integram o instituto, sem ônus para a instituição.

Fortaleza/CE, 24 de março de 2006

José Ananias Duarte Frota
Comandante Geral do CBMCE

Declaração do Cel BM José Ananias Duarte Frota

GALERIA

Cel BM José Ananias Duarte Frota na marcha da semana da Pátria de 2005 da Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC

Cel BM José Ananias Duarte Frota no discurso da semana da Pátria de 2005 da Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC

Cel BM José Ananias Duarte Frota na Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC

Cel BM José Ananias Duarte Frota na Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC

Cel BM José Ananias Duarte Frota na Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC

Cel BM José Ananias Duarte Frota na Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC