Símbolo do Jornal O ESTADO

Jornal O ESTADO
Sexta-feira - 13-04-2012
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.oestadoce.com.br
Senado homenageia Waldemar Alcântara


O plenário do Senado realiza sessão especial hoje, às 14 h, para homenagear o ex-governador e ex-senador do Ceará, Waldemar Alcântara e Silva. Ele completaria cem anos no dia de ontem, 12 de abril. A iniciativa da homenagem é do senador José Pimentel (PT), líder do governo no Congresso Nacional. A trajetória política de Waldemar Alcântara começou no final dos anos 1940, quando o Brasil saía do Estado Novo. Foi deputado estadual por dois mandatos. Foi, também, deputado federal, senador e governador do Ceará.

Foto do Jornal O ESTADO

No Senado, o médico Waldemar Alcântara denunciou as precárias condições sanitárias do País e chamou a atenção para a importância da medicina preventiva. Integrou a Comissão de Saúde e presidiu a Comissão de Segurança Nacional e Assuntos Regionais. E lutou pela obtenção de recursos públicos para resolver problemas, como mortalidade infantil, epidemias, endemias crônicas e desnutrição. Por sua atuação em favor de seu Estado e de sua região, ficou conhecido como “advogado do Nordeste”. Já no primeiro discurso no plenário do Senado, Waldemar Alcântara ressaltou a necessidade de mais atenção ao Nordeste e sugeriu uma nova política desenvolvimentista.

Em outro pronunciamento, em 1970, defendeu o aproveitamento do Rio São Francisco como forma de redimir o Polígono das Secas.

ATUAÇÃO MARCANTE
Waldemar Alcântara foi também secretário de Saúde e de Educação do Ceará, além de ser o fundador e presidente do Instituto do Câncer do Ceará e do Instituto dos Cegos. Fundou a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde lecionou sobre doenças tropicais e infecciosas e presidiu a Academia Cearense de Medicina e a Sociedade Cearense de Cardiologia.

De acordo com deputado Fernando Hugo (PSDB), Alcântara sempre atuou ativamente em favor do Ceará e de sua região, ficando conhecido como o “advogado do Nordeste”. Mostra disso, segundo o deputado, são os vários discursos que fez em todas as tribunas por onde passou, sempre levantando a bandeira de seu Estado. “Waldemar Alcântara cultivou, indiscutivelmente, uma dessas safras. Ocupou funções diversas e, interessantemente, o seu vínculo com a saúde pública do Ceará é enorme pelo fervor, determinação e vontade, mostrados quando almejou e teve a coragem de ir a Bahia estudar medicina”, acrescentou o tucano.

LÚCIO ALCÂNTRA
A trajetória política foi seguida por seu filho, Lúcio Alcântara, que, além de ter atuado como prefeito de Fortaleza, governador do Ceará e secretário de Saúde do Estado, exerceu os cargos de deputado federal, vice-governador do Ceará e senador.

De acordo com Lúcio Alcântara, foram várias as razões que fizeram com que seu pai obtivesse êxito na vida pública do Ceará, além das circunstâncias da época em que viveu. Entre elas, ele citou o espírito conciliador; a capacidade de interpretar e respeitar diferentes tendências que surgiam e que terminavam por conduzi-lo a posições de destaque no meio em que convivia, e a liderança e a paixão por aquilo que fazia e ao qual se dedicava integralmente.


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior