Símbolo do Jornal O ESTADO

Jornal O ESTADO
Terça-feira - 05-02-2014
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.oestadoce.com.br
RC entrega posto Waldo Pessoa de Almeida


      Na noite da terça-feira (4/2), o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, entregou o Posto de Saúde Waldo Pessoa de Almeida, no bairro do Barroso. Essa é a 47ª unidade inaugurada pela atual gestão após passar por serviços de modernização. Agora, o posto funciona de 7h às 19h, contando com equipes de médicos e odontólogos, além da farmácia para distribuição de remédios gratuitos e um posto de coleta de exames laboratoriais.

Foto do Jornal O ESTADO

      O ato contou, dentre outras autoridades, com as presenças da viúva do homenageado, Josélia Almeida (que esteve acompanhada dos filhos), o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Walter Cavalcante, os titulares da Secretaria Regional VI, Renato Lima, e da Secretaria Municipal de Saúde, Socorro Martins. Na ocasião, Roberto Cláudio enalteceu a pessoa do homenageado, a quem eles destacou como um grade humanista da Medicina no Ceará. Waldo Pessoa foi o fundador do Instituto dos Cegos e pioneiro no transplante de córneas no Ceará.

      "Queremos que o nome Waldo Pessoa seja modelo para os profissionais de Saúde", disse o prefeito. Ele lembrou que a nova unidade se insere dentro da Regional mais populosa da Capital, que passará a contar com mais uma unidades voltada para a atenção básica. "Com o expediente de 12 horas, não é preciso mais que o morador do bairro venha madrugar para conseguir ser atendido. Ele terá ao longo do dia, de segunda-feira a sexta-feira, para se deslocar até o posto e ser atendido pelo profissional de saúde", disse o prefeito.

      Josélia disse estar emocionada pela homenagem. "É um lugar bem equipado e quem está de parabéns é a população do Barroso", afirmou. O posto funciona desde 2005, mas nesta gestão recebeu nova sala de Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), três novas salas de atendimento, revestimento completamente modernizado, consultórios climatizados, novos equipamentos, mobiliários padronizados, sala de espera com aparelhos de TVs, novos consultórios odontológicos, adaptações de acessibilidade, além de receber melhorias na farmácia, contando com o abastecimento de todos os medicamentos necessários prescritos pelo Ministério da Saúde para a Atenção Primária.

      Inserida no novo modelo de gestão, a unidade prestará atendimento informatizado à população com prontuário eletrônico, novo sistema de coleta de exames, câmeras de videomonitoramento e atendimento à demanda espontânea. A população terá acesso ainda a cinco equipes do Programa Saúde da Família (PSF), com médicos, enfermeiros, odontólogos e auxiliares de saúde bucal. A unidade funciona na Rua Capitão Hugo Bezerra, 75 (Barroso).

Nota de esclarecimento:

O Médico Waldo Pessoa não fundou o Instituto dos Cegos, trabalhou nele por mais de 40 anos como oftalmologista, período em que fundou o primeiro Banco de Olhos do Ceará. Na época que foi brutalmente assassinado estava no segundo mandado como Presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos (Instituto dos Cegos). Parabéns Prefeito Roberto Cláudio pela merecida homenagem e ao Jornal O Estado pela importante divulgação.


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior