Símbolo do Jornal O ESTADO

Jornal O ESTADO
Quinta-feira - 21-05-2015
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.oestadoce.com.br
ARTE & DIVERSÃO
“Olhar Cego”: projeto será lançado hoje


      Facilitar o acesso literário de pessoas com deficiência visual, o desenvolvimento da habilidade leitora e a ampliação da capacidade crítica. Esse é o mote do Projeto Ouvindo Literatura: Elaboração de Audiolivros para Pessoas com Deficiência Visual, contemplado na linguagem literatura pelo Programa Residências e Intercâmbios. Parte do projeto, o Audiolivro Olhar Cego, terá lançamento, hoje, às 15h30min, na Sociedade de Assistência as Cegos (Avenida Bezerra de Menezes, 892).

      O audiolivro é um projeto socioeducativo, sem fins lucrativos, voltado para crianças, jovens e adultos deficientes visuais ou com baixa visão, bem como para crianças de instituições educativas.

      O Projeto Ouvindo Literatura também realizou oficinas entre os meses de fevereiro e abril no Cuca Barra que tiveram como objetivo promover um debate sobre inclusão social e acessibilidade, sendo compostas de diálogos com o propósito de descobrir o que os alunos sabiam a temática e quais suas afinidades com as atividades necessárias para produzir um audiolivro.

      Os alunos foram sondados sobre a diferença entre o texto escrito e o falado e durante as aulas expositivas participaram de exercícios de leitura de diversos gêneros textuais, como contos, crônicas, poesias etc., além do estudo dos textos produzidos pelos acadêmicos da Academia de Letras e Artes da Sociedade de Assistência aos Cegos (Alasac).

      O curso foi composto pelas seguintes etapas: exercícios de interpretação teatral de textos; gravação e edição dos textos; sonoplastia; finalização; aulas práticas de gravação de áudio; apresentação do produto final; gravação das faixas no CD; revisão da identidade visual e textos da capa do Audiolivro; aula de encerramento.

      Participantes do projeto participaram, ainda, de uma visita ao Instituto dos Cegos e serão avaliados pelo desempenho em atividades práticas, trabalho em equipe e resultado final do projeto.

Sobre o edital

      Lançado em setembro de 2013, o Programa da Coordenadoria de Criação e Fomento da Secultfor, foi voltado a artistas, pesquisadores e produtores (indivíduais ou coletivos) de Fortaleza com projetos nas seguintes linguagens: artes visuais, circo, dança, literatura, teatro, música, moda, audiovisual, gastronomia, fotografia e humor. O Edital premiou 22 projetos, dentre 74 inscritos, com R$ 15 mil cada.

      As propostas de residências são para um período de três meses, através de ações como intercâmbios artísticos, ocupações, acolhimentos etc., devendo as mesmas acontecerem nos equipamentos culturais da Prefeitura de Fortaleza (Passeio Público, Vila das Artes, Mercado dos Pinhões, Teatro Antonieta Noronha, Estoril e Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira) ou, ainda, em outros espaços tecnicamente viáveis e indicados pelos proponentes.


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior