DR. ELISABETO RIBEIRO GONÇALVES
Presidente do Conselho Brasileiro de Oftamologia - CBO
( 2003 - 2005 )
http://www.cbo.com.br


     Belo Horizonte, 15 de novembro de 2006.

     Ilmo. Sr.
     Dr. FRANCISCO WALDO P. DE ALMEIDA
     M.D. Diretor do Instituto dos Cegos
     Av. Bezerra de Menezes, 892
     60325-004, Fortaleza, Ceará

DR. ELISABETO RIBEIRO GONÇALVES


     Meu estimado Colega e amigo WALDO:

     Desculpe-me pela demora em lhe escrever relatando as minhas impressões acerca do Instituto dos Cegos que você tão diligentemente dirige aí em Fortaleza. Não veja nisso nenhuma desatenção, longe de mim, Waldo. É que o tempo (sempre mais depressa que nós) e as ocupações vão, sem que percebamos, adiando compromissos assumidos tão prazerosamente com Colegas e amigos.
     Aliás, dizer apenas que você o dirige é pouco, pois o ilustre amigo é tudo no Instituto: idealizador, fundador e administrador. Você é alma, cabeça e corpo do Instituto dos Cegos, uma instituição modelar e exemplar que nos enche a todos, cearenses e brasileiros, de admiração e orgulho.
     Como oftalmologista, e na qualidade de presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia á época de minha visita (julho-2005), voltei realmente convencido de que o talento e a vontade de fazer podem muita coisa. O Instituto dos Cegos espelha magnificamente bem sua inteligência e é a instituição profissional, técnica e humanamente mais bem estruturada e vocacionada à prática do bom e do bem de quantas eu conheço.
     Tudo na sua instituição funciona em perfeita sintonia com o que há de mais moderno no tratamento e prevenção oftalmológicos.Enfim, toda a Oftalmologia encontra no Instituto dos Cegos campo e condições para ser exercida com eficiência, competência e refinado senso de humanidade.
     Sopesando tudo que vi, quero deixar, sem favor algum, o testemunho de que o Instituto dos Cegos atingiu o ponto máximo da excelência oftalmológica. E parabenizá-lo pelo seu acendrado amor à ciência e à prática da Medicina como ela deve ser: moderna, eficaz e intrinsecamente voltada àqueles que buscam em nós, médicos, remédios para suas aflições e limitações, independentemente de qualquer recompensa que possamos auferir.
     Minha admiração por você e seu trabalho cresceu após conhecer o Instituto dos Cegos. E lhe digo mais: em raras ocasiões, no exercício da presidência do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, tive o ensejo de me sentir tão feliz e gratificado ao ver nossa Oftalmologia exercida com tanto zelo, desvelo, proficiência e ética.
     Recomende-me a Josélia. Sei que ela é tão necessária ao Instituto quanto você, pois vi (e senti) em tudo a marca de sua dedicação, perseverança e talento. Vocês se completam e toda a Instituição sai ganhando com a refinada harmonia dessa dupla maravilhosa.
     Abraços afetuosos para você, Josélia, seus familiares e todos os Colegas e amigos que fazem o Instituto dos Cegos.

     Elisabeto Ribeiro Gonçalves


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC