G1 o portal de notícias da globo
O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
Quinta-feira - 14-04-2016
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
http://g1.globo.com/ceara/especial-publicitario/unifor/ensinando-e-aprendendo/noticia/2016/04/curso-de-petroleo-e-gas-da-unifor-promove-aula-na-sociedade-de-assistencia-aos-cegos.html
ESPECIAL PUBLICITÁRIO
Curso de Petróleo e Gás da Unifor promove aula na Sociedade de Assistência aos Cegos


Alunos do Instituto Hélio Góes, mantida pela Sociedade, tiveram a oportunidade de aprender sobre petróleo e seus derivados. Escola beneficia deficientes visuais.

Ter a chance de tocar, sentir a textura do petróleo e alguns de seus derivados. Saber mais sobre a matéria-prima e as inúmeras possibilidades de transformação desse produto em outros. A tarde do dia 8 de abril foi de novos aprendizados para os alunos do Instituto Hélio Góes, escola inclusiva mantida pela Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC).

O professor Roberto Menescal, coordenador do curso de Graduação Tecnológica em Petróleo e Gás da Unifor, e sua equipe estiveram no local para o encontro com cerca de 60 estudantes.

Na aula, o professor Menescal explicou para os alunos sobre o processo necessário para se obter o petróleo. Durante a exposição, bastante interativa, os alunos puderam sentir a textura do petróleo, além de materiais utilizados para a perfuração na terra e na água. Os alunos também puderam tirar dúvidas.

 

Foto do portal de notícias da GLOBO
O coordenador do curso de Petróleo e Gás, professor Roberto
Menescal, apresenta aos alunos o processo para se obter o petróleo


A diretora da escola, professora Luiza Emília Neves, conta que os alunos se beneficiam muito com as aulas extra curriculares. “Eles não têm visão, mas compensam sendo muito atentos e curiosos. Esse tipo de aula é bom porque eles saem da rotina para compreender novos processos. É um momento de aprendizado riquíssimo”, comenta.

 

Foto do portal de notícias da GLOBO
 Entre as experiências sensoriais, as crianças foram convidadas
a sentir o petróleo com as mãos


Para Júnior Marques, aluno do 6º ano, a aula foi muito interessante. “Você se diverte e, ao mesmo tempo aprende. Pegar no petróleo foi uma sensação estranha, mas boa também. Vale a pena sempre querer saber e aprender mais”, acredita o menino que adora tecnologia e quer seguir carreira nesse segmento.

“Recebemos o convite e ficamos entusiasmados. Falei com o professor Jackson Flávio, diretor do CCT [Centro de Ciências Tecnológicas] e ele aceitou o desafio de trazer uma aula diferente, da forma mais adequada possível para os alunos. Convidamos a Petrobrás, que nos auxiliou com os materiais. A Universidade tem como lema Ensinar e Aprender e foi o que fizemos hoje. Aprendi muito aqui e fico feliz de ter tido a chance de viver essa experiência, que serviu de luz para ver que sempre podemos aprender cada vez mais”, destaca o professor Roberto Menescal.

 

Sobre o Instituto Hélio Góes
O local tem como objetivo a educação e a inclusão no âmbito educacional e social de crianças, adolescentes e adultos com deficiência visual. São cerca de 300 alunos, beneficiados da Educação Infantil ao 9° ano do Ensino Fundamental e salas de Reabilitações. A escola funciona nos períodos manhã e tarde e conta com cerca de 300 alunos.

Quer saber mais sobre a Graduação Tecnológica em Petróleo e Gás da Unifor? Acesse www.unifor.br/petroleoegas
 


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior