G1 o portal de notícias da globo
O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
Quarta-feira - 10-05-2016
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
http://g1.globo.com/ceara/noticia/instituto-dos-cegos-suspende-atendimento-de-pacientes-pelo-sus-em-fortaleza.ghtml
Atendimento pelo SUS é suspenso no Instituto dos Cegos em Fortaleza


Prefeitura quer fazer um novo contrato e pacientes ficam sem transplante de córnea, cirurgias, exames e consultas.

O Instituto dos Cegos do Ceará - Hospital Alberto Baquit Júnior, no Bairro São Gerardo, em Fortaleza, teve de suspender a realização de cirurgias de catarata, exames e consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a gerente administrativa, Cássia Aquino, desde o dia 1º de março o hospital não realiza mais cirurgias, exames e consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), devido à suspensão do convênio pela Secretaria de Saúde do Município. Cerca de 800 pessoas eram atendidas por mês no Instituto por meio do SUS.

O G1 entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Município, mas até a publicação desta matéria não recebeu um posicionamento do órgão sobre a suspensão do convênio e a situação dos pacientes.

Foto do portal de notícias da GLOBO


"No dia 13 de fevereiro participamos de uma reunião com a Secretaria de Saúde, a Promotoria de Justiça da Saúde Pública e os prestadores de serviços. Na ocasião, fomos informados que o convênio seria suspenso, pois a Secretaria irá realizar um nova contratualização, com chamamento público, mas até o momento isso não aconteceu", afirma.

Conforme Cássia, no caso das cirurgias, só estão sendo atendidos os pacientes que fizeram a cirurgia de catarata do primeiro olho e agora devem realizar a do segundo. Já o transplante de córnea, cirurgia de glaucoma e demais procedimentos não estão mais disponíveis.

'Grande decepção', diz paciente

Com a suspensão do convênio, quem precisa do atendimento não sabe a quem recorrer, é o caso da costureira Maria Luiza Bezerra, 72, que há meses tenta realizar exames para fazer a cirurgia de catarata. "Foi uma grande decepção e estou sem saber o que fazer. Estou com um olho com problemas e não estou enxergando quase nada. Como trabalho com costura, preciso da visão para poder trabalhar", lamenta.

Ainda segundo Maria Luiza, ela e uma amiga, que também está com problemas na visão, foram ao Posto de Saúde Carlos Ribeiro, no Bairro Jacarecanga, em busca de um encaminhamento, mas novamente foram surpreendidas com a informação de que a unidade não mais realizava o serviço. "Uma médica nos informou que o posto não faz mais atendimento desse tipo e que não tem previsão para retornar a fazê-lo. A situação da minha amiga é ainda mais preocupante, pois o problemas dela é nos dois olhos", relata.


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior