Imagem do Brasão do Estado do Ceará
Governo do Estado do Ceará
Sexta-feira - 08-05-2015
Fortaleza - Ceará - Brasil
https://www.secult.ce.gov.br/2015/05/08/acessibilidade-e-cultura-secult-participou-de-reuniao-na-academia-de-letras-e-artes-da-sociedade-de-assistencia-aos-cegos/

Acessibilidade e cultura: Secult participou de reunião na Academia de Letras e Artes da Sociedade de Assistência aos Cegos


Em sintonia com as diretrizes da política de cultura do Estado do Ceará, de democratização e acessibilidade cultural, a Secretaria da Cultura do Estado (Secult) participou nesta quinta-feira de reunião da Academia de Letras e Artes das Sociedade de Assistência aos Cegos (ALASAC). O encontro, realizado na sede da Sociedade, na Avenida Bezerra de Menezes, se destinou ao debate de sugestões e de novas propostas de implementação para práticas de acessibilidade cultural no Ceará.

O Assessor de Ações Afirmativas, Diversidade e Cidadania Cultural da Secult, Klistenes Braga, destacou a importância do diálogo permanente da ALASAC com a Secretaria de Cultura. “Esperamos poder contribuir, nesta assessoria, munindo de informações, possibilidades, vislumbrando possíveis parcerias, para que se possa estender cada vez mais o conceito da acessibilidade no contexto cultural para todas as pessoas”, relata Klistenes, especialista e pesquisador sobre o tema.

A coordenadora de Políticas de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult, Mileide Flores, ressaltou a importância de pensar a comunicação em todas as linguagens e fez alusão ao avô, que era deficiente visual, fortalecendo a importância pessoal da temática. A coordenadora destacou a possibilidade de realização de editais específicos para livros em braille e para audiolivros e frisou que a própria Biblioteca Pública do Estado do Ceará – Espaço Estação (localizada na Rua 24 de maio, nº 60, Centro, Fortaleza) possui um setor com 2.500 volumes em braile, com livre acesso ao público e com intensa procura diária.

A reunião desta quinta-feira na ALASAC foi coordenada pelo professor de informática Paulo Roberto Cândido e começou com a leitura do poema “Mãe, maio”, da acadêmica Fátima Silva. O texto faz parte do projeto “Um dedo de prosa, outro de poesia”, levado ao 29° Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra, realizado no último mês de abril, em que o professor Paulo representou a Academia.

O evento em Genebra, relatou o professor, contou com mais de 100 mil visitantes e incluiu um espaço para obras brasileiras, com escritores se apresentando de hora em hora. Dos cinco membros da academia que inscreveram seus textos para o projeto, três foram escolhidos. Segundo o professor, a ideia é que daqui a dois anos ele retorne ao Salão de Genebra, desta vez com um livro contando a história da ALASAC.

A reunião se encerrou com um convite para o lançamento do audiolivro “O olhar cego”, no dia 21/5, às 15h30min, no auditório da instituição (Av. Bezerra de Menezes, 892, São Gerardo), com a exposição de 13 textos de acadêmicos da ALASAC, com a voz de alunos do Cuca da Barra, resultado de uma parceira entre eles.

Acessibilidade cultural

O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, tem destacado a acessibilidade cultural como uma prioridade para as ações da pasta. Preocupação refletida na presença de um assessor específico para ações afirmativas, diversidade e cidadania cultural. Todas as grandes reuniões públicas realizadas pela Secult em 2015, como as do projeto permanente “Diálogos Culturais”, promovidas em Fortaleza e no Cariri, contaram com intérpretes de Libras.

A Secretaria também apóia a temporada de apresentações do espetáculo músico-teatral “Os Cavaleiros”, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Secult. O espetáculo conta com acessibilidade cultural, incluindo intérpretes de Libras e também fones para que os deficientes visuais possam acompanhar a audiodescrição da peça.


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior