Símbolo da Revista Histórias da Saúde
Revista Histórias da Saúde
Ano IX - N° 14
Janeiro à Março de 2008
Fortaleza - Ceará - Brasil
SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS
Desde 1942: Superação é a nossa palavra chave!


PALAVRA DA PRESIDENTE

Foto da Revista Histórias da Saúde

      Assumi mais uma vez a direção da Sociedade de Assistência aos Cegos e, desta feita, com o coração partido. Substituir meu marido, cuja vida ceifaram com violência em 14 de dezembro de 2006, não está sendo tarefa fácil para mim.

Imagem da Revista Histórias da Saúde

CONHECENDO A SOCIEDADE. QUEM SOMOS?

Foto da Revista Histórias da Saúde

      A Sociedade de Assistência aos Cegos, fundada em 29 de setembro de 1942, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que atua nas áreas de educação, saúde, profissionalização e inserção social da pessoa portadora de cegueira.
 

O QUE FAZEMOS COMO FILANTROPIA?

      Com uma abordagem da problemática da cegueira nos aspectos biopsicossociais, a SAC promove uma perfeita integração do deficiente visual na sociedade. Através de sua equipe multidisciplinar trabalha na prevenção à cegueira. Na escola, educa e socializa alunos cegos e portadores de visão subnormal. Além da assistência social, no final do processo a instituição profissionaliza e proporciona a conquista da cidadania para o deficiente visual abrindo-lhes as portas do mercado de trabalho.

Foto da Revista Histórias da Saúde

COMO NOS MANTEMOS - SETORES DE SUSTENTAÇÃO

Foto da Revista Histórias da Saúde

      A Sociedade de Assistência aos Cegos tem um moderno projeto de auto-sustentação que não onera o governo nem a sociedade. Na Unidade Oftalmológica Ieda Otoch Baquit e no Hospital Alberto Baquit Júnior são realizados exames, consultas e cirurgias, com suporte em equipamentos de última geração. Através desses serviços de saúde são canalizados todos os recursos necessários para que a SAC possa cumprir seus objetivos nas áreas de prevenção, educação, assistência social, saúde e profissionalização do deficiente visual.

ACONTECEU NO CONGRESSO XVIII DE OFTALMOLOGIA

Foto da Revista Histórias da Saúde
Ao Mundo: 10/08/1937
A Deus: 14/12/200
6

      No XVlII Congresso Cearense de Oftalmologia, do dia 22/11/2007, na abertura do mesmo, a Sra. Josélia, na qualidade de presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos e viúva do sempre saudoso Dr. Waldo Pessoa ali homenageado, proferiu discurso, cujo teor emocionou aos presentes e por falta de espaço deixamos de publicar.

      No citado discurso proferiu com veemência protestos com a passividade do poder público com a violência crescente que vem se instalando em todas as áreas de nossa cidade.
      Registrou agradecimentos a inúmeras pessoas entre elas os congressistas, ressaltando o seu Presidente Dr. Sérgio Augusto Carvalho Pereira. Citou ainda a Dra. Marineuza Rocha Memoria e fez um agradecimento especial as equipes médica do hospital e da clinica da Sociedade de Assistência aos Cegos, como se segue: Dr. Adriano de A. Chaves, Dr. Álvaro F. Ferreira, Dr. Antônio Mont'Alverne Lopes, Dr. Antônio S. de Paula Pessoa, Dr. Cicero Narcisio M. Leite, Dr. Cleanto Jales de C. Filho, Dr. Clóvis C. de Castro, Dr. Felipe do C. Carvalho, Dr. Fernando A. D. Sampaio, Dr. Fernando Q. Monte, Dr. Francisco A. de Almeida, Dr. Francisco E. G. de Lima, Dr. Heverson P. da Paz, Dr. José D. de A. Filho, Dr. José Edson R. Neto, Dra. Juliana C. L. Botelho, Dra. Lúcia de Fátima C. Tavares, Dra. Luciana M. Tavares, Dra. Maria do Socorro C. Bezerra, Dr. Timotheo M F. Lima, Dr. Walter Fontenele.
      As Residentes: Dras. Aline C. Alcantara, Juliana de Lucene M. Ferreira, Marjorie Sabino F. Barreto.

SEDE: Av. Bezerra de Menezes, 892 - São Gerardo - Fone: (0xx85) 3281.6111 - Fax: (0xx85) 3281.0082 Cep: 60325-004 - Fortaleza - Ce. - E-mail: sac@secrel.com.br - Home Page: www.sac.org.br

Capa da Revista Histórias da Saúde


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie mensagem para sac@secrel.com.br