Raimundo Helio Leite
Prof., Livre Docente, Dr., Ex-Reitor da UFC (1987- 1991)


Competência e seriedade: caracterizas essenciais do trabalho da Sociedade de Assistência aos Cegos

Quanti est sapere! (De quão grande valor é o saber!)
Terêncio¹

¹Comediógrafo romano, de origem grega, nascido em Cartago, entre 195 e 185 a.C. Morreu em 159 d. C.Foi levado para Roma, como escravo, pelo senador Terentius Lucanus, que o educou, o libertou, e deu seu nome, como era costume à época.

 

Prof. Raimundo Helio Leite

       Antes de assumir a Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), em junho de 1987, já tinha conhecimento dos trabalhos realizados no Hospital das Clínicas da UFC na área de transplantes renais.Cerca de um ano após assumir a Reitoria, convoquei o grupo de pesquisadores do Hospital das Clínicas para uma reunião, ocasião em que decidimos realizar, em Fortaleza, um Seminário Internacional sobre transplantes em geral. A idéia era valorizar e incentivar os esforços de muitos profissionais dedicados a essa área médica. O Seminário realizou-se no mês de março de 1987.Trouxemos especialistas internacionais e nacionais, destacando-se, dentre os últimos, o doutor Jesus Zerbini, figura maior do transplante de coração em nosso país.Foi nesse Seminário que lançamos a campanha “Quem ama, doa.Campanha Vale-Vida”, no dia 17/03/1989, que se tornaria marca registrada do movimento em favor da doação de órgãos no Brasil. Isto é, o cartão Vale Vida foi lançado, pioneiramente, no nosso Estado.

       No bojo desse movimento todas as áreas de transplante foram incentivadas e ganharam impulso significativo. O diretor da Sociedade de Assistência aos Cegos participou ativamente desse encontro.Em decorrência dessa participação nasceu a minha ligação com a SAC, a qual mantenho até hoje. Fiz uma primeira visita à sede da Sociedade, e não mais perdi contato com a instituição. Tenho a honra de ser o único Reitor da UFC, e do Ceará, a tê-la visitado até a presente data.

       Por que o trabalho que ela desenvolve é relevante? Este espaço não comportaria enumerar todas as razões.Vamos às duas principais. Antes de tudo, a inserção social, econômica e educacional de um grupo de pessoas antes condenadas ao isolamento e à dependência da caridade dos outros. Com efeito, o treinamento profissional proporcionado pela SAC tem posto no mercado de trabalho profissionais altamente qualificados, eliminando as barreiras decorrentes do fato de serem portadores de deficiência visual. Para tanto, a Sociedade dispõe de escola, laboratório de computação, uma gráfica, e de profissionais qualificados, dentre outros recursos.Há iniciativas inéditas em outras instituições congêneres, como a edição diária de um jornal em Braille.

       A utilização das Tecnologias da Informação, algo indispensável na era da economia globalizada, prepara o aluno para trabalhar no mundo virtual, além de possibilitar o acesso a obras da literatura clássica brasileira e mundial, com a utilização de softwares como o DosVox, que permite a gravação em CDs de livros de interesse dos alunos.

       A contribuição da SAC, no entanto, não se limita apenas à área do ensino e ao treinamento profissional dos portadores de deficiência visual. Ela mantém um programa de Residência em Oftalmologia, credenciado pelo Ministério da Educação, o que atesta a sua alta qualidade técnica e científica, que tem por objetivo formar pessoal altamente qualificado para trabalhar nos seus programas de assistência, bem como no mercado de trabalho local e nacional.

       Há que se mencionar, por último, a qualidade e atualidade dos equipamentos da instituição, o que a coloca entre as instituições de ponta no seu ramo de atividade.

       Por tudo isso, a SAC merece o respeito e a admiração, não somente do Ceará, mas de todo o Brasil.Rendamos, pois, nosso tributo de gratidão à equipe de profissionais que lá trabalha, por acreditar nas palavras de Terêncio, ele próprio liberto do cativeiro físico e intelectual, segundo as quais o conhecimento e o saber são de grande valia para as pessoas superarem suas deficiências.

Fortaleza, 25 de junho de 2005

Raimundo Helio Leite
Prof., Livre Docente, Dr., Ex-Reitor da UFC (1987- 1991)


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC