Símbolo da Revista BENJAMIN CONSTANT
Revista BENJAMIN CONSTANT
Ano 7 - Número 20 - Dezembro 2001- ISSN 1414-6339
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
http://www.ibcnet.org.br
Entrevista


O que é a Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) e que filosofia norteia suas ações?



 

 

 

Somos uma entidade filantrópica criada em 19 de setembro de 1942 que atua nas área de Saúde, Educação, Profissionalização e Integração Social da pessoa portadora de cegueira, visão subnormal e patologias associadas.

Nossa filosofia é norteada na crença de que sempre é possível alcançar a melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras de necessidades especiais. Lutamos por isso.

Ao longo de seus 59 anos de existência, esta Entidade através do compromisso de seus diretores é hoje um modelo moderno de entidade filantrópica – promovendo sua auto-sustentação: através dos Setores de Saúde (Unidade Oftalmológica Ieda Otoch Baquit e Hospital Alberto Baquit Júnior), gerando recursos para o cumprimento de nossas finalidades estatutárias.

--------------------------------------

Qual o perfil da clientela que a Instituição atende?

Nossa finalidade estatutária é atender toda e qualquer pessoa com necessidades especiais sem distinção de raça, credo ou cor.

--------------------------------------

Que linhas de projetos educacionais a entidade vem realizando?

A proposta pedagógica adapta-se ao currículo básico da Educação Especial no Brasil, dando ênfase ao princípio da Integração, trabalhando junto à clientela suas potencialidades, buscando todos os meios necessários que possibilitem uma maior abrangência educacional.

--------------------------------------

Quais as publicações que a SAC oferece aos deficientes visuais?



Todos os materiais para o atendimento da Escola, Profissionalização, apoio ao Supletivo, contas de luz e jornais diários de circulação local (O Povo e Diário do Nordeste) são impressos na Imprensa Braille Rosa Baquit, mantida por esta Entidade.

A Entidade mantém também a Biblioteca Braille Josélia Almeida, para fonte de pesquisa de alunos e assistidos.

--------------------------------------

A entidade faz pesquisas no campo médico-oftalmologico (convênios com Universidades Nacionais e/ou Estrangeiras ou Outras Instituições)?



A SAC mantém através de sua área de saúde “Residência Médica em Oftalmologia”, reconhecida pelo Ministério de Educação e Cultura - MEC e Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Na área de educação, a SAC promove cursos de Especialização na Área de Deficiência Visual (com 438h), reconhecido pelo Conselho de Educação do Ceará.

Recebemos para estágios alunos da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, dos cursos de Pedagogia, Psicologia e Fisioterapia, além de visitas semanais (sempre às quartas-feiras) de escolas e outras universidades.

--------------------------------------

Respostas concedidas pela Presidente da SAC, Maria Josélia Sá e Almeida.
Endereço: Av. Bezerra de Menezes 892, São Gerardo CEP 60325-004 – Fortaleza/CE. Tel.: (85)281-6111
Fax.: (85)281-0082/283-2250, e-mail: sac@secrel.com.br, site http://www.sac.org.br


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC