Símbolo do Jornal JOTA ZERO
Jornal JOTA ZERO
Nº 82 - Ano 16 - Fevereiro/Março - 2002
São Paulo - SP - Brasil
http://www.cbo.com.br
Sociedade de Assistência aos Cegos
homenageia presidente do CBO


Em 07 de dezembro de 2001, o presidente do CBO, Suel Abujamra, recebeu o título de Sócio Benemérito da Sociedade de Assistência aos Cegos, em Fortaleza, Ceará.

Durante a solenidade, Abujamra ressaltou o trabalho da Entidade como um modelo de assistência integrada ao deficiente visual. “Precisamos integrar o deficiente visual na sociedade de forma ativa e laboral e não assumirmos uma postura passiva de lamentação diante da deficiência”, declarou.

Foto do Jornal JOTA ZERO

Foto do Jornal JOTA ZERO
Sede Histórica da Sociedade de Assistência aos Cegos

Além da homenagem recebida, Suel Abujamra descerrou uma placa comemorativa à sua visita e assistiu à apresentação do grupo musical do Projeto Ponto de Vista, formado por 40 jovens deficientes visuais que desenvolveram atividades artísticas.

A Sociedade de Assistência aos Cegos foi fundada em 1943 pelo oftalmologista Hélio Góes Ferreira e pelo Padre Arquimedes Bruno, Instituição modelar na educação, profissionalização e assistência ao deficiente visual e prevenção da cegueira, mantém um curso de especialização em oftalmologia, coordenado por Marineusa Rocha Memória, credenciado pelo CBO em 14 de janeiro de 2000.

A Sociedade de Assistência aos Cegos mantém os seguintes setores:

Instituto de Cegos Dr. Hélio Góes Ferreira: fundado em 1943 sob o nome Instituto de Cegos do Ceará, é a escola pioneira em todo estado para a educação de deficientes visuais. É uma escola curricular reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação que atende do Maternal à 5ª série seguindo o mesmo currículo das escolas regulares do 1º grau.

Especialização de Docentes na Área de Deficiência Visual: criado em 1996, esse setor promove, sem nenhum ônus para o governo, a especialização de professores. Na grade curricular desse curso, está incluído o estudo no Sistema DOSVOX, interface sonoro que propicia à pessoa cega o uso do computador, inclusive com programas de alfabetização.

Biblioteca Braille Josélia Almeida: criada nos anos 70, é a única biblioteca Braille existente no Ceará.

Foto do Jornal JOTA ZERO
Francisco Waldo Pessoa de Almeida,
diretor de Saúde da SAC, cumprimenta
Suel Abujamra

Imprensa Braille Rosa Baquit: instalada em 1993, foi adquirida com recursos próprios da sociedade. Sua finalidade prioritária é suprir a carência de livros didáticos e curriculares em Braille.

Setor de Profissionalização: realiza cursos que visam promover o desenvolvimento profissional da pessoa cega e/ou portadores de visão subnormal. Oferece cursos de operador de câmara escura, fabricação de bengalas, fabricação de vassouras, empacotamento, bijuteria, empalhamento, tapeçaria, datilografia em Braille, datilografia em Negro, audio-locução, telefonia, telemarketing, DOSVOX e inglês para Informante turístico. Em 1996 foi criado o 1º Núcleo de Expansão da sociedade, localizado em Tabapuá (Caucaia), onde são ministrados a maioria desses cursos.

Foto do Jornal JOTA ZERO
Visitando alunos da SAC

Hospital Alberto Baquit Junior: criado em 1968 pelo Rotary Clube, recebeu inicialmente o nome de Centro Cirúrgico Casa da Amizade. Está Cirúrgico capacitado, inclusive, para a realização de transplante de córnea, cirurgias a laser e exames especiais sob sedação. Mantém atendimento filantrópico a crianças de até 12 anos oriundas da Unidade de Prevenção à Cegueira Cel. José Bezerra de Arruda.

Unidade de Prevenção à Cegueira Cel . José Bezerra de Arruda: atende a portadores de deficiência visual para posteriormente encaminha-los ao Instituto de Cegos. A partir de 1968 a entidade passou a realizar também programas de prevenção à cegueira nas escolas. O setor promove atendimento a portadores de visão subnormal através dos setores de estimulação visual e estimulação precoce.

Banco de Olhos do Ceará: fundado em 1976, pelo oftalmologista Dr. Francisco Waldo Pessoa de Almeida. Foi o primeiro banco de olhos a ser fundado no Ceará.

Unidade Oftalmológica Iêda Otoch Baquit: criada em 1985. Atende aos portadores de patologias oftalmológicas diversas, através de consultas, exames especiais e de procedimentos a laser. Contando com cinco consultórios, seu corpo clínico com vinte e cinco oftalmologistas.

Pelos estudos da Sociedade de Assistência aos Cegos fica claro que o objetivo do trabalho desta entidade é não só de delinear, como também de promover os meios de provar a grande diferença existente entre deficiência e invalidez, as quais antes da existência da SAC, eram consideradas em todo estado do Ceará como sinônimas, não só pelas autoridades governamentais, como também pela sociedade em geral e até mesmo pelos próprios familiares de cegos.

Foto do Jornal JOTA ZERO
Maria Josélia Sá e Almeida, diretora
presidente da SAC, mostra a imprensa Braille
da entidade ao presidente do CBO


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC