Imagem do Jangadeiro Online
JANGADEIRO ONLINE
Terça-feira - 06-11-2012
Fortaleza - Ceará - Brasil
http://www.jangadeiroonline.com.br/ceara/academia-de-cegos-participa-da-10o-bienal-do-livro-no-ceara/
CEARÁ
Academia de cegos participa da 10º Bienal do Livro no Ceará


Academia de Letras e Artes da Sociedade de Assistência aos Cegos (ALASAC) possui publicação na Biblioteca Nacional

A Academia de Letras e Artes da Sociedade de Assistência aos Cegos (ALASAC) participa, pela primeira vez, da Bienal Internacional do Livro do Ceará. A décima edição do evento será realizada de 08 a 18 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, com o tema “Padaria Espiritual – O Pão do Espírito para o Mundo”. Criada em 2007, a ALASAC é a primeira agremiação literária do País formada exclusivamente por pessoas cegas.

A participação da ALASAC está programada para o dia 10 de novembro, com exibição do documentário Arte da Inclusão, produzido pela publicitária Aila Moura, e palestra do presidente da Academia, Paulo Roberto Cândido, que vai abordar o tema: “Livros acessíveis e inclusão cultural de pessoas cegas”. As apresentações acontecem a partir das 19h, na Sala 3 – André Carnaúba, Mesanino 2.

Talento em obras artesanais

Paulo Roberto Cândido, fundador e presidente da Academia, explica que os atuais 24 membros da ALASAC são exemplos que projetam positivamente a imagem dos deficientes visuais mostrando conteúdo e talento em suas publicações e obras artesanais. “Artistas com deficiência muitas vezes enfrentam as dificuldades de acesso a cultura e à produção artística, não tendo as mesmas oportunidades que outros considerados sem deficiências. A ALASAC minimiza essas barreiras de marginalização e incentiva àqueles que produzem arte e que precisam de adaptações”, explica o presidente, que também é membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza-AMLEF.

Atualmente a ALASAC já possui uma publicação selecionada pela Biblioteca Nacional, órgão do Ministério da Educação, que adota livros como referência educacional em todo país. “Para nós, é uma grande satisfação estarmos em um evento tão importante para consagração da literatura, sobretudo, da ALASAC e da nossa principal entidade apoiadora que é a Sociedade de Assistência aos Cegos”, ressalta.


Volta página principal E-mail: sac@secrel.com.brE-mail: sac@secrel.com.br
Volta página anterior