JORNAL INFORMATIVO DA SOCIEDADE NORTE-NORDESTE DE OFTALMOLOGIA
JORNAL INFORMATIVO DA SOCIEDADE
NORTE-NORDESTE DE OFTALMOLOGIA
Ano I - Nº 1 - 2001
MACEIÓ - ALAGOAS - BRASIL
E-mail: snno@zipmail.com.br

Sociedade de Assistência aos Cegos do Ceará


Modelo moderno de cultura filantrópico

    Atuando eficazmente nas áreas de saúde, educação, profissionalização e integração social da pessoa portadora de cegueira, a Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), fundada em 1942, é uma entidade filantrópica que orgulha os nordestinos.

Foto do JORNAL INFORMATIVO DA SOCIEDADE NORTE-NORDESTE DE OFTALMOLOGIA
Sede histórica da Sociedade, em Fortaleza

    A Sociedade mantém o Instituto de Cegos Dr. Hélio Góes Ferreira, com cerca de 160 alunos matriculados anualmente, instruindo, educando e socializando os portadores de deficiência visual e de visão subnormal, fundamentando sua prática educativa em um projeto de inclusão dos alunos nas escolas regulares. No campo do atendimento filantrópico a Sociedade desenvolve atividades e orientação e mobilidade, educação física, natação e hidroterapia, psicologia, serviço social, profissionalização, prevenção à cegueira, realiza cirurgias de transplante no hospital da própria instituição e promove assistência odontológica. Também integram a estrutura da SAC o Hospital Alberto Baquit Júnior, a Residência Médica ( única no norte-nordeste reconhecida pelo MEC e que não pertence ao setor público) e a Imprensa Braille Rosa Baquit, equipada para edição e encadernação de livros, revistas, apostilas e impressos em geral tanto em Braille como em tinta, e que publica diariamente os jornais "Diário do Nordeste" e "O Povo", disponibilizados também em disquetes para os deficientes visuais que integram o Centro de Estudos Dosvox Professor Antonio Borges. Esta é uma entidade no campo da informática que introduz a pessoa cega no mundo dos computadores, utilizando-se de microcomputadores PC que se comunicam com o usuário em português, viabilizando, através da síntese de voz, o uso desses equipamentos pelos deficientes visuais, adultos e crianças.

Foto do JORNAL INFORMATIVO DA SOCIEDADE NORTE-NORDESTE DE OFTALMOLOGIA
Atuação no campo da prevenção
à cegueira

    A prevenção à cegueira é desempenhada através da Unidade Cel. José Bezerra de Arruda, com a utilização dos serviços de oftalmologia pediátrica, estimulação precoce, fonoaudiologia, estimulação visual e patologias associadas, tudo sob acompanhamento de uma equipe multidisciplinar que presta assistência integral ao deficiente visual.

    O Banco de Olhos do Ceará mantém no Hospital Alberto Baquit Júnior uma equipe médica em plantão permanente, para a retirada de córneas de doadores e realização de cirurgias de transplante.

    A Unidade Oftalmológica Iêda Otoch Baquit realiza consultas e exames especiais, utilizando-se do que há de mais moderno em oftalmologia, para o completo tratamento da visão. Também é possibilitada a prática da medicina social, com o atendimento de uma clientela diversificada, formada pacientes do SUS, convênios particulares, além de atendimentos filantrópicos.

    Atualmente presidida por Maria Josélia Sá e Almeida e tendo como diretor de saúde o médico Francisco Waldo Pessoa de Almeida, a Sociedade de Assistência aos Cegos tem desempenhado um papel da maior relevância em prol dos deficientes visuais do Ceará e em defesa da cidadania.

(A convite da diretoria da instituição, o Dr. Allan Teixeira Barbosa, presidente da Sociedade Norte-Nordeste de Oftalmologia, Visitou recentemente as Instalações da SAC)

Maiores Informações: Fones: (0xx85)281-6111 (PABX) / 281-0082 (Fax)     http://www.sac.org.br


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC