MARINEUZA ROCHA MEMÓRIA
MÉDICA OFTALMOLOGISTA


Saudação proferida na XI Jornada Cearense de Oftalmologia
23 de novembro de 2000
Fortaleza - Ceará - Brasil

       SAUDAÇÃO

       Dr. Waldo Pessoa de Almeida

Foto da Dra. Marineuza Rocha Memória

       É um grande prazer estar hoje aqui com vocês para prestar esta homenagem ao Dr. Waldo.

       O Dr. Waldo é esta personalidade autodidato por natureza, irreverente por opção e amigo por excelência.

       É uma pessoa de muita garra para o trabalho, por ele já demonstrado desde os tempos idos de UFC, onde após o labuta diária de aulas, provas e plantões, ele encontrava fôlego para trabalhar na fábrica de estopas WR, por ele idealizada e construída, onde desde então revelou-se como excelente administrador.

       Vindo até os dias de hoje, onde após a labuta de trabalho como oftalmologista que no consultório privado ou no ambulatório do Instituto dos Cegos, ele encontra resistência para cirurgias noite adentro ou finais de semana ininterruptos.

       Ele é a força!!!

       E é esta força que hoje brindamos. Ele mostrou desde a fundação do Instituto dos Cegos em 1942 o determinação n consolidação do seu projeto, ao tirar o deficiente visual do meio da rua, dando-lhe não esmola, não opinar a comida, mas muito mais do que isso, dando-lhe uma profissão e sua reintegração social, ele mostrou ser uma pessoa diferente.

       Ele é diferente de grande maioria de todos nós, diferente por se importar além do trato das patologias oculares e suas curas; ele se preocupou também com aqueles portadores das patologias oculares irreversíveis, aqueles que estavam na escuridão. E com muito carinho e dedicação protegeu-lhes e tirou-lhes do escuridão, das trevas ao iluminar-lhes o caminho de suas vidas, ao devolver-lhes a visão da direção e objetivos dos mesmos.

       Este é o Dr. Waldo esta pessoa abnegada dos seus anseios pessoais, que priorizou durante toda a sua vida a realização de um sonho de um magnífico trabalho social, que precisa ser exaltado, que merece ser festejado.

       Todo este reconhecimento público através dos inúmeras homenagens recebidas, como a Sereia de Ouro em 1990, homenagem do Mercadinho São Luis "me acostumei com você" entre tantos outros, é fruto do seu trabalho desenvolvido na SAC.

       O Dr. Waldo usou todo a sua força de trabalho em prol da concretização de um sonho; ele é uma pessoa de extraordinária capacidade de promover a Instituição e os seus projetos.

       Amigo por excelência, ele tem a capacidade de manter laços de estreita amizade, duradoura, como alguns amigos de tempos tão distantes como o Dr. Beni Veras, Dr. Alberto Baquit, Dr. Lúcio Alcântara, entre tantos outros que o apoiam na concretização destes seus sonhos.

       Falo aqui em nome de todos os colegas oftalmologistas, inclusive de alguns que por motivo diversos não puderam estar aqui presentes, pois o Dr. Waldo é uma referência, ele sempre estive unido aos colegas em todas as lutas de classes e em especial para nós, seus discípulos e seguidores, seu exemplo de força, determinação e de trabalho deve ser seguido pelos oftalmologistas mais jovens.

       Não poderia deixar de exaltar D. Josélia, pois como autora se dizia: atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher, hoje eu diria ao lado, para não dizer, à frente, dando um puzãozinho...; mas é ela que com ele sempre esteve nestes grandes trabalhos para a construção de um mundo melhor.

Obrigada.


Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC