Símbolo de Fortaleza

Câmara Municipal de Fortaleza
Coordenadoria de Cerimonial


Outorga da Medalha Boticário Ferreira


MARIA JOSÉLIA SÁ E ALMEIDA



REQUERIMENTO DO VEREADOR IDALMIR FEITOSA


Local: Plenário Fausto Aguiar Arruda
Horário: 19:00
Fortaleza, 12 de Dezembro de 2002

Imagem do cabeçalho do REQUERIMENTO Nº 1550/2002 da Câmara Municipal de Fortaleza. Aprovado em 12/NOV/2002

EXMO. SR. PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA

    O Vereador abaixo-assinado, no uso de suas atribuições legais e pela melhor forma regimental, vem, mui respeitosamente à presença de V.Exa. e dos demais pares desta MESA DIRETORA, requerer que, em sendo ouvido o PLENÁRIO, seja entregue em Sessão Solene, a Senhora MARIA JOSÉLIA SÁ E ALMEIDA, a Medalha Boticário Ferreira, pelos inúmeros serviços prestados à cidade de Fortaleza, junto a Sociedade de Assistência aos Cegos.

    Em toda sua existência, Dª. Josélia, tem sido um resgate na busca da educação, prevenção e profissionalização, no sentido de atender as necessidades das pessoas cegas, naquele Instituto.

    A nossa iniciativa procura outorgar a homenageada com a Medalha Boticário Ferreira, pelas qualidades de sua própria personalidade.

    Dª. Josélia, é uma mulher afeita a solidariedade através do trabalho e dele, procura servir ao seu semelhante em tudo que esteja ao seu alcance.

    O “Curriculum Vitae” da Dª. Josélia, por si só, impõe-se para esta concessão, objetivando abrilhantar a galeria de todos os nossos homenageados.

    Espero a aprovação desta nossa propositura, a fim de elevarmos por gratidão, a pessoa da nossa agraciada por todos os méritos de sua vida existencial.

Departamento Legislativo, em, 08 de novembro de 2002.

Imagem da Assinatura do Vereador do PSDB Idalmir Feitosa

    Discurso proferido na Câmara
Municipal  de  Fortaleza,  no  dia 12-
12-2002,  por  ocasião  da entrega da
Medalha  Boticário  Ferreira,  a  Sª.
Maria Josélia Sá e Almeida. Projeto
de  Lei do Vereador ldalmir Feitosa.

SABER SERVIR AO SEU SEMELHANTE É SERVIR A SI MESMO DIANTE DOS DITAMES E ENSINAMENTOS QUE O CRIADOR NOS ENSINOU PARA AMARMOS A VIDA E A PRÓPRIA NATUREZA.

Idalmir Feitosa

    A Câmara Municipal de Fortaleza, ufana-se de abrir as suas portas para acolher em seu Plenário, tão seletas personalidades, as quais, aqui comparecem para abrilhantar esta solenidade cívica para entrega da MEDALHA BOTICÁRIO FERREIRA, a Senhora Maria Josélia Sá e Almeida.

    Esta noite nasceu igualmente às outras, diante do nosso existir. Porém, sem alterar o percurso do tempo, afirmo, fundamentado na sentença acima transcrita e que me serviu para preambular esta oração, que esta noite, torna-se para cada um aqui dos presentes, uma noite de reconhecimento, que deve ser enaltecida pelos sentimentos da gratidão, do servir e da solidariedade.

    Em verdade a tríade aqui anunciada, pode e deve ser unificada na certeza da fé e do amor que Maria Josélia Sá e Almeida, dispensa ao seu semelhante, na Sociedade de Assistência aos Cegos, desde os idos de 1964, quando começou, a convite do seu fundador Dr. HELIO GÓIS FERREIRA, a perlustrar suas benéficas e inúmeras ações de bem saber servir a todas as causas sociais que lhes são cometidas.

    O trabalho é fonte de mérito e base de toda dignidade humana.

    Consciente desta assertiva é que nossa homenageada pontifica o seu existir para bem servir ao próximo com o labor de suas dignas e beneméritas ações e atitudes que todos conhecem em seus edificantes gestos de solidariedade humana.

    Permita-me que aqui eu seja singelo para afirmar que Dona Josélia tem Deus dentro de si e a certeza de minha afirmação reside na convicção de saber que, tudo que ela faz, é com ENTUSIASMO. POIS É CERTO QUE ENTUSIASMO, SIGNIFICA ETIMOLOGICAMENTE, É TER DEUS DENTRO DE SI.

    Feito este exórdio, devo ter e tenho o dever ético de afirmar que nossa iniciativa surgiu do gesto de consideração e respeito de uma grande amiga sua, a nossa primeira Dama do Estado, Senhora Vanda Veras, motivo superior de igual razão de todo este momento de felicidade, que graça em nossas consciências para tributarmos esta homenagem à sua pessoa, que de há muito já deveria ter sido concretizada pelos méritos de sua vida que é doada pela causa de procurar cada vez mais servir ao seu semelhante.

    A magnitude da nossa primeira Dama, sua real amiga, só pode ser compreendida por quem sabe dimensionar a vida pela certeza de nossa transitoriedade temporal, pois devo dizer que ao ser abordado por este pedido, pude vislumbrar a convicção de reconhecimento do seu servir, diante do seu existir, e nele, encontrei todo o entusiasmo de proferir esta saudação que faço e procedo com a mesma sensibilidade do pedido originário que me foi formulado para a outorga deste laurel a nossa insigne e distinta homenageada.

    Minhas Senhoras e Meus Senhores.

    Todos conhecem o brocardo clássico e popular que diz: “VOX POPULI, VOX DEI. Voz do povo, voz de DEUS.”

    Embasado nesta máxima, fui buscar no seio do povo e diante da fonte da amizade, os depoimentos que aqui transcrevo “ipsse-litteris”, na certeza de que neles, maior do que as minhas ilações reside a justificativa e o mérito desta justa, legitima e legal homenagem, em colocarmos Dona Josélia, na galeria dos agraciados, com a MEDALHA BOTICÁRIO FERREIRA.

    VEJAMOS OS DEPOIMENTOS QUE FALAM SOBRE DONA JOSÉLIA:

    “Conheço a Josélia há muitos anos. Somos colegas desde o ginásio, no colégio Nossa Senhora de Lourdes, próximo ao Liceu. Nesta época ainda havia os cursos primário, ginasial e normal ou científico.

    Ela sempre foi uma pessoa alegre, gostava e ainda gosta muito de contar piadas entre amigos e tocar Acordeon nas festas do colégio. Nas aulas de música do "Canto Orfeônico”, ministradas pela Madre Fabiana, eu costumava ficar próximo à ela para copiar as notas musicais durante os ditados, pois ela só tirava boas notas!

    Uma coisa que ela não gosta de falar é em qual ano terminou o ginásio. Há alguns anos atrás fomos a uma reunião de ex-alunos do colégio e vimos várias fotos nossas junto com a turma e perguntei a Josélia: em que ano foram tiradas essas fotos, e ela respondeu: “besteira, Clara, isso lá é coisa que se pergunte!, disse ela rindo. Josélia terminou o ginásio e foi fazer o normal na Escola Normal. Nesse momento perdemos o contato.

    O tempo foi passando e certo dia reencontro a Josélia já casada com o Waldo e mãe do Arnaldo e Alexandre. A época ela já fazia um trabalho muito bonito no Instituto dos Cegos. Hoje, presidente desta entidade, ela se dedica com muita garra e amor ao próximo, principalmente com o deficiente visual.

    Que Deus ilumine sempre o seu caminho, Josélia!

    Da colega e sempre amiga, Clara Pinheiro”.

    Recebi um segundo depoimento que assim proclama:

    “Eu, Alba, conheci a Josélia há alguns anos atrás por intermédio de minha irmã Vanda. Com a convivência e o passar dos tempos pude constatar que a simplicidade, a leveza espiritual, o compromisso social e o respeito ao próximo são constantes em sua vida, quer como pessoa humana quer como profissional. Daí eu me sentir muito a vontade para descrever alguns versos sobre sua pessoa:

    Falar sobre a Josélia
    É fácil, não tem mistério,
    Basta ir no Instituto
    E ver seu trabalho sério.

    Josélia defende a bandeira
    De uma causa social,
    Trabalho que vem fazendo
    Maravilha sem igual.

    Josélia mulher guerreira
    Transparente e dedicada,
    Sempre alegre, firme e forte
    Em toda sua jornada.

    É um exemplo de vida
    Seu trabalho social,
    Trabalho maravilhoso
    Nesse mundo desigual.

    Deus te abençoe Josélia
    Por tudo que estás fazendo,
    Por aqueles que precisam
    Todos nós estamos vendo.

    Josélia mulher dinâmica
    Sempre pronta a partilhar,
    Seu trabalho no Instituto
    Da gosto de se olhar.

    Josélia mulher de fibra
    Coragem e dedicação,
    Onde abriga tanta gente
    Seu imenso coração.

    Josélia pessoa humana
    Sempre amiga dedicada,
    Quando deseja uma coisa
    Luta, não fica parada.

    Mulher forte e dedicada
    É do time “amor e paz”,
    Parece estar sempre dizendo
    “Se não tem a gente faz”.

    Que Deus sempre te ilumine
    Te dê paz, muita saúde,
    Para continuar lutando
    Mesmo cansada, não mude.

    Deus te dê muita alegria
    Muita fé e muito amor,
    Continue este trabalho
    Não desista, por favor.

    Alba de Sousa Crisóstomo.”

    Recebemos também o depoimento do amigo e Eng°. Paulo Roberto Cândido de Oliveira, que assim se manifesta:

    “A linguagem das atitudes de Da Josélia Sá e Almeida denota a sabedoria de quem se sacrifica quando necessário; de quem se divide para juntar caminhos; de quem decide para implementar sonhos...

    Nas expressões sentimentais de uma mulher que dirige muitos destinos, lágrimas irrigaram flores sem luz, fibras fortaleceram pessoas na escuridão e ombros suportaram a cruz.

    Por tudo isso o Instituto de Cegos Dr. Hélio Góes Ferreira hoje é uma nova escola. Graças a coragem de empenhar bandeiras desta presidente que está emoldurada na galeria dos que ousaram transformar o mundo.”

    No quarto e último depoimento reside à alacridade de todo este momento, pois nele está confirmado o alicerce deste evento, o qual, como já disse, nasceu como fruto e fonte de uma forte amizade.

    Aqui está a palavra da verdadeira arquiteta desta honorificência para Dona Josélia. Este último depoimento vivifica a lealdade de uma amizade que deve servir de modelo para todos quanto procuram a felicidade de uma lídima amiga.

    Eis o que diz a primeira Dama do Estado, Dona Vanda Veras, a responsável por esta já dita merecedora homenagem:

    “Faz tempo que eu queria que a Josélia fosse reconhecida pela pessoa que ela é e pelo que ela faz em favor das pessoas com problemas visuais.

    Ainda bem que me lembrei do vereador ldalmir, esse amigo que aceitou e concordou em levar adiante esse reconhecimento.

    Falar sobre Josélia é muito bom, porque a Josélia é essa pessoa que você é apresentada e parece que já a conhece de muito tempo, ela passa tranqüilidade e confiança.

    Por isso tudo não quer dizer que ela não tenha defeitos, fala demais numa reunião, mas vale a pena ser sempre convidada.

    Josélia dou muito valor ser sua amiga, que Deus lhe acompanha e ilumine sempre sua vida.

    Abraços Vanda.”

    Diante destes depoimentos, acredito que coroamos esta homenagem com profunda lealdade de reconhecimento dos méritos que ornam a ática personalidade de nossa agraciada que não mede esforços e nem sacrifícios para servir e amar os que dela necessitam frente de toda sua vida terrena.

    Minhas Senhoras e Meus Senhores:

    Devo concluir, porém, ainda peço um pouco de paciência dos ilustres convivas deste evento para que eu possa pedir vênias a ilustre homenageada, a fim de que, eu possa dividir esta homenagem, na real certeza de que meu comportamento busca compartilhar com seu lídimo esposo, Dr. Francisco Waldo Pessoa de Almeida e os seus filhos, Arnaldo, Alexandre, Adriano e Waldo Filho, toda a felicidade que passa por sua vida.

    Em verdade, ao assim proceder, é porque temos sempre que podemos, de exortar a maior e mais perfeita das Instituições de nossa sociedade, que é a família. E por isto, ainda, como resultado desta homenagem, faço também extensão, para seus netos: Glauco, Felipe, Lucas, Gabriel e Maria Eduarda.

    Ninguém aqui dos presentes, olvida que Dona Josélia tem dedicado todos os seus esforços para dar luz de vida, àqueles que por adversidades do destino, faltaram-lhes a luz ocular... Pois é certo que a luz espiritual que é alimentada em todos que merecem o seu amparo, é suporte imbatível da força de sua mente que é pregada e difundida pela força do seu amor e da verdade que prega para não iludir quem não merece mais ser enganado por ilusões, uma vez que, diante do seu apostolado, Dona Josélia sabe que: “não existe religião mais elevada do que a verdade.”

    Sendo a verdade uma emanação divina, devo perenizar este momento em nome da amizade existente entre Dona Vanda, autora intelectual desta homenagem, a qual exercito de forma legislativa, fazendo com todo vigor do meu trabalho, motivo preponderante para buscar a força da mente de todos os presentes, na oração de BRAHMA KUMARIS, exatamente para, indelevelmente, marcar este momento com a maior de todas as virtudes da mente, que é a GRATIDÃO.

Diz BRAHMA KUMARIS:

    “Que vocês sejam uma imagem de sucesso fácil ao servirem poderosamente com sua mente bem como com suas palavras. Vocês já são experientes em serem capazes de permanecer constantemente ocupados em servir com as palavras. Agora, a cada momento, juntamente com servir com as palavras, vocês também deveriam estar automaticamente servindo com sua mente. Servir com sua mente significa que, a cada momento, os outros deveriam sentir as vibrações puras dos bons votos e sentimentos puros vindos de vocês. As bênçãos deveriam constantemente estar surgindo de sua mente para cada alma. Ao servirem com sua mente, vocês podem economizar a energia que vocês usam com as palavras. Ao servirem poderosamente com sua mente, vocês tornam-se uma imagem de sucesso fácil.”

    Dona Josélia poderia ainda eu muito dizer, porém, melhor do que eu mais dizer, é saber compreender que todos desejam lhe abraçar e por isto concluo dizendo com respeito e grande entusiasmo, receba com toda minha admiração, sua justa e merecida Medalha Boticário Ferreira, pelos méritos do seu BEM SABER SERVIR.

Muito obrigado pela atenção.

Assinatura do Vereador Idalmir Feitosa

Imagem do convite para Sessão Solene de outorga da Medalha Botícario Ferreira a Senhora Maria Josélia Sá e Almeida

Foto da Senhora Maria Josélia Sá e Almeida
Senhora Maria Josélia Sá e Almeida
Presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos

 

Foto do Vereador Idalmir Feitosa
Vereador Idalmir Feitosa
Autor do Requerimento que outorga a
Medalha Boticário Ferreira a Senhora
Maria Josélia Sá e Almeida
MEDALHA BOTICÁRIO FERREIRA
Foto da Medalha Boticário Ferreira Foto da Medalha Boticário Ferreira

Volta página principal Maiores informações:
Volta página anterior envie Mail para Webmaster da SAC